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10 unicórnios chineses que você ainda não ouviu falar

10 unicórnios chineses que você ainda não ouviu falar

Esses unicórnios chineses já tem o valuation de mais de 1 bilhão de libras e estão a caminho de conquistar mercados no ocidente, ainda não conhece?

O que são unicórnios chineses e como atingir esse status?

Uma empresa unicórnio é aquela que conseguiu algo tão difícil quanto encontrar a criatura mítica: ser avaliada em 1 bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsas de valores.

Ou seja, as unicórnios são as que arrecadam essa quantia antes de vender ações para o público e se tornar uma IPO (Initial Public Offering, em português “Oferta Pública Inicial” – OPI).

Você vai querer ver a lista abaixo com os principais unicórnios chineses da atualidade:

Zhihu

Zhihu, que traduzindo para o nosso português claro é “Você sabe?”, é um site chinês de perguntas e respostas, onde perguntas são criadas, respondidas e editadas por uma comunidade de 65 milhões de usuários registrados, dos quais 18,5 milhões são ativos diariamente.

Entre seu lançamento em 2010 e 2016, o site teve 6 milhões de perguntas e 23 milhões de respostas postadas. A Zhihu atrai usuários de internet em que buscam conhecimento especializado sobre um determinado tema.

No início de 2017, a empresa foi avaliada em £ 750 milhões depois de atrair investimentos da Capital Today, da Tencent, da Sogou, da SAIF Partners, da Qiming Venture Partners e da Sinovation Ventures.

VIPKID

A fundadora, Cindy Mi, queria reinventar a sala de aula para estudantes chineses. “A sala de aula como a conhecemos, não mudou nada em 200 anos”, diz ela.

Sua startup de educação com sede em Pequim é um dos unicórnios chineses, oferece aos estudantes com idades entre 5 e 12 anos na China, acesso a professores de inglês na América do Norte, através de sessões de vídeo individuais, em um nível das escolas de primeira linha nos EUA.

Mi fundou o VIPKID em 2013, e desde então tem crescido como uma escola digital global, hoje tem cerca de 200.000 alunos e 30.000 professores.

Em agosto de 2017, alcançou o status de unicórnio com uma avaliação de 1,12 bilhão de libras esterlinas, após uma rodada de investimento de 562 milhões, liderada pela Sequoia Capital China e pela Tencent Holdings.

Mi prevê mais crescimento: “Esperamos ter 1 milhão de estudantes em 2019 e estamos crescendo em cerca de 5.000 novos professores por mês. Acreditamos que teremos dez milhões de estudantes em menos de uma década”.

Tujia

Tujia é a resposta da China para o Airbnb. Cofundada em 2011 pela CTO Melissa Yang e pelo CEO Luo Jun, aproveita com sucesso a crescente indústria de turismo da China, impulsionada pelo aumento da renda disponível e pelo apoio do governo ao setor.

O site lista 300.000 propriedades em 345 locais da China, adaptados para viajantes chineses. Casas particulares que incluem as comodidades que você encontraria em um hotel: todas as propriedades devem ter serviços regulares de limpeza, vilas de luxo vêm com um mordomo, e os clientes podem optar por alugar outros itens, como bicicletas, durante a sua estadia.

A empresa de aluguel de imóveis de curto prazo é a maior do país e está avaliada em mais de 1,12 bilhão de libras. A última rodada de investimentos arrecadou £ 225 milhões do agente de viagens chinês Ctrip.com, All-Stars Investment, New Economy Fund da China Renaissance e G Street Capital.

Cambricon

A Cambricon está desenvolvendo um chip processador inspirado no cérebro que simula células nervosas humanas e sinapses para conduzir o aprendizado profundo.

O unicórnio chinês sediado em Pequim, fundada em 2016, foi avaliada em £ 750 milhões em agosto, após um compromisso da Academia Chinesa de Ciências de £ 1,05 milhão para pesquisa e desenvolvimento. Se for bem sucedido, o chip será o primeiro processador a realizar aprendizagens profundas, simulando os nervos humanos.

O que diferencia os chips das redes neurais existentes que exigem milhares de aceleradores baseados em GPU é um design mais eficiente que consome menos energia.

Em 2016, lançou seu primeiro chip, 1A, projetado para smartphones, vigilância de segurança, veículos aéreos não tripulados, wearables e veículos de condução autônomos. A empresa, fundada pelos irmãos Chen Yunji e Chen Tianshi, possui seis investidores, entre eles o gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba Entrepreneurs Fund .

NetEase Cloud Music

O NetEase Cloud Music foi lançado em 2013 como um serviço de streaming de música onde os usuários podiam criar listas de reprodução de suas músicas e vídeos favoritos. Em seguida, adicionou um aspecto de mídia social que incentivava os ouvintes a aprender sobre a música e os artistas e a se envolver com amigos.

O unicórnio chinês sediado em Pequim, fundada por William Lei Ding, cresceu para o status de unicórnio – agora está avaliada em £ 870 milhões, atraindo investimentos da China International Capital Corporation, da Hunan TV & Broadcast Intermediary e da Shanghai Media Group. Em abril de 2017, a NetEase tem 400 milhões de usuários que criaram cerca de 600.000 listas de reprodução.

Meituan-Dianping

Meituan-Dianping é uma startup pouco conhecida (pelo menos no oeste) que é melhor descrita como um mashup entre Yelp, Groupon e Uber Eats.

A empresa, formada por meio de uma fusão em 2015, é hoje a quarta empresa de tecnologia mais valiosa do mundo, chegando a 22 bilhões de libras e garantindo a vaga entre os unicórnios chineses.

Sua plataforma oferece alimentos, livros, roupas e ingressos de cinema, e se mostrou atraente para investidores como Tencent Holdings e Sequoia Capital, que contribuíram para sua mais recente rodada de financiamento de £ 3 bilhões.

NIO

A NIO , com sede em Pequim , anteriormente conhecida como NextEV, fabrica veículos inteligentes, elétricos e autônomos. Além de fabricar carros para os consumidores, a empresa também participa do Campeonato de Fórmula E da FIA, a primeira série de corridas totalmente elétricas de um único assento do mundo.

O NIO EP9 é um supercarro de tração nas duas rodas, elétrico, com tração nas duas rodas, que estreou na Saatchi Gallery em Londres em 2016. Em abril de 2017, a NIO anunciou que produziria mais dez EP9s para a pré-encomenda. clientes públicos com £ 1,11 milhões para poupar.

Seu carro conceito, com lançamento previsto para 2020, inclui um assistente digital de IA que aprende e se adapta às necessidades do motorista e do passageiro. O unicórnio chinês de tecnologia foi fundada por William Li em 2014, e agora é avaliada em £ 2,16 bilhões, com o apoio de 24 investidores chineses.

Xiaomi

Desde o seu primeiro lançamento em agosto de 2011, a Xiaomi se tornou a quinta maior fabricante de smartphones do mundo.

A empresa de eletrônicos, que também projeta, desenvolve e vende laptops, aplicativos móveis e dispositivos smarthome, fabricou mais de 60 milhões de smartphones em 2014.

Nesse mesmo ano, a Xiaomi foi a startup mais valiosa do mundo e um dos maiores unicórnios chineses até o momento – até ser superada pela Uber. Atualmente, está em terceiro lugar, atrás de Uber e Didi, com uma avaliação de £ 35 bilhões.

SenseTime

A SenseTime é uma startup de IA que fornece reconhecimento de texto, veículo e rosto para empresas de segurança e serviços financeiros de internet móvel – e agora, para a Honda.

O fabricante de automóveis está focado em inteligência artificial e, em 2017, anunciou uma parceria com a SenseTime para alimentar seus carros autônomos no futuro.

A tecnologia também tem sido usada pelas autoridades chinesas para rastrear e capturar suspeitos, identificando-os usando câmeras em espaços públicos, como aeroportos e festivais.

O SenseTime foi avaliado em julho em £ 1,10 bilhão após levantar uma rodada de financiamento de £ 307 milhões em 19 investidores, incluindo Qualcomm, Star VC, IDG Capital e Infore Capital. Fundada em 2014 por Xiaolan Xu, a startup deve se expandir no exterior no futuro próximo.

Mogujie

Mogujie criou um nicho no mercado de e-commerce de moda misturando uma rede social com compras online. Fundado por Chen Qi em 2011, o aplicativo vende roupas, sapatos, bolsas, acessórios, maquiagem e beleza para mulheres jovens, que interagem criando colagens de fotos dos produtos de que gostam.

O Mogujie, com sede em Hangzhou, atende a públicos jovens no mercado ocidental e foi lançado oficialmente nos EUA e na Europa em 2015. Desde então, o site atraiu 130 milhões de usuários, com oito milhões de usuários diários ativos. Após sua última rodada de financiamento, a empresa foi avaliada em £ 1,27 bilhões, fechando a lista de unicórnios chineses.

E aí? Acha que essas startups chegam aqui no Brasil? Deixa nos comentários sua opinião

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Traduzido para o Cointimes, Publicado Anteriormente no Wired.

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