Investidores do mercado de criptomoeda estão de olho no preço do bitcoin e também no que está acontecendo com o setor bancário mundial.
Veja o que você precisa saber para essa semana que está começando.
1. Crise bancária e oportunidades para o Bitcoin
Os investidores estão antecipando mais turbulências no setor bancário após os recentes colapsos de dois credores dos EUA e a aquisição forçada do Credit Suisse pelo UBS, que resultou na baixa contábil de alguns de seus títulos conversíveis contingentes.
Com a série de aumentos agressivos de juros do Federal Reserve no ano passado tendo um efeito cascata na economia, muitos temem que surpresas desagradáveis adicionais estejam esperando nos bastidores. Mais bancos vão falir?
O Deutsche Bank tornou-se um ponto focal recente para os investidores, com as ações da empresa despencando mais de 8,5% na sexta-feira. Os problemas bancários são vistos como uma chance do Bitcoin e outras criptomoedas ganharem espaço como alternativa ao sistema atual.
Inclusive, a crise bancária pode ser um catalisador do próximo ponto que os investidores devem ficar de olho nessa semana.
2. Preço do bitcoin em situação complicada
“Se Bitcoin continuar a lutar para ultrapassar os US $ 28.700, então uma queda saudável pode precisar ocorrer para ganhar novo interesse dos compradores em níveis mais baixos.
Os dados técnicos estão mostrando alguma fraqueza de curto prazo e pode ser que um catalisador em breve apareça para jogar essa fraqueza para longe.” – afirmou a casa de análise Rekt Capital.
Além da análise técnica indicando volatilidade, o preço do bitcoin pode sofrer com os dados da economia americana.
3. Dados da economia norte-americana
Na sexta-feira (31) teremos a divulgação do Core PCE Index, métrica favorita do FED para a inflação. Se os números vierem abaixo do esperado, provavelmente a necessidade de subir ainda mais a taxa de juros será ainda menor. Como resultado, o preço do bitcoin pode reagir positivamente.
Outros dados como PIB revisado, confiança do consumidor, desemprego e discursos dos presidentes regionais do FED também podem causar algum impacto na semana.
Se os dados econômicos não são tão animadores, os do bitcoin vão em em caminho reverso.
4. Dados do Bitcoin
De acordo com a empresa de dados Glassnode, a quantidade de bitcoins com mais de 2 anos de inatividade bateu recorde nesta segunda.
Além disso, o número de bitcoins em exchange continua baixo com as grandes saídas de bitcoin noticiadas nas semanas anteriores.
O hashrate da principal criptomoeda bateu recorde ao alcançar 400 EH/s ou incríveis 400,000,000,000,000,000,000.
Os dados on-chain do bitcoin também indicam grande atividade na rede e podem dar um sinal prévio de movimentação de preço na semana.
5. Guerra da escalabilidade no Ethereum
Já na área das moedas alternativas ao BTC, boas notícias podem ajudar no preço a longo prazo.
Nesta segunda-feira (27), a Polygon lançará o beta da zkEVM, dando largada para uma guerra de soluções escaláveis para o Ethereum.
Na semana passada tivemos o lançamento do ARB, token de escalabilidade que utiliza a técnica de Rollups Otimistas. Agora, com o lançamento beta da zkEVM, teremos uma solução de Zero-knowledge rollups compatível com a EVM do Ethereum.
Apesar de mais complexa de ser implementada, a solução de Zero-knowledge é mais rápida e necessita de menos confiança em terceiros.