Cointimes
Criptomoedas

5 coisas que você precisa saber sobre Bitcoin e criptomoedas nesta segunda-feira

O bitcoin começa a semana se recuperando com alta de 6,81%, as altcoins ganharam espaço e já representam 49,7% do mercado de criptoativos. Apesar disso, muitas incertezas ainda pairam no mercado.

Veja 5 coisas que podem afetar o preço das criptomoedas nesta semana:

Recuperação do Hashrate

Após problemas com mineradores na China que levaram o bitcoin a ter uma das maiores quedas nominais de hashrate da história, a métrica volta a subir conforme mostram os gráficos da Blockchain.info:

A recuperação já foi o suficiente para que os blocos voltem ao tempo médio de 10 minutos, já que no dia 19/04 ele chegou a 14 minutos. O tamanho da mempool caiu assim como a taxa de transação média que está agora  em US$19, uma queda de 20% perante a alta da semana passada.

Pode ser um bom momento para começar a consolidar saldos e pensar no uso da segunda cama do bitcoin, acredito que as taxas vão diminuir ainda mais nas próximas semanas. 

Biden enfrenta oposição do próprio partido 

O plano de Joe Biden criado para aumentar os tributos dos ricos mais nos Estados Unidos está sofrendo grande oposição até mesmo dos Democratas. Para muitos, a queda no preço do bitcoin foi gerada principalmente por esse plano, visto como desastroso pelo partido Republicano. 

“Biden precisará conquistar  um grupo de legisladores da Câmara representando em grande parte distritos de Nova York, Nova Jersey e Califórnia, que exigem uma expansão de uma dedução de impostos que Trump limitou em 2017. Mais de 20 democratas disseram que não votarão no plano de Biden a menos que o limite de US$ 10.000 em impostos estaduais e locais, ou SALT (taxas locais), seja endereçado.” 

Bloomberg

Nova York e Califórnia já contam com altíssimos impostos, o aumento das taxas poderia gerar um êxodo desses dois centros econômicos e tecnológicos do país. É bom ficar de olho no desenvolvimento dessa pauta, pois ela pode afetar os mercados globalmente.

Bitcoiners, cuidado com os bancos no Brasil!

Na sexta-feira foi revelado em uma live sobre “como declarar bitcoin no Imposto de Renda” que os bancos brasileiros estão fechando as contas de bitcoiners que recebem valores modestos de corretoras. 

Os nomes dos bancos não foram citados, mas sabemos que os 4 maiores bancos do país engajam em táticas duvidosas para impedir a existência das corretoras de criptomoedas, como fechar as contas sem aviso e até mesmo perseguir familiares de donos das corretoras.

Leia também: Itaú lamenta cinicamente perseguição a família de dono de exchange de bitcoin

Apesar disso, Itaú, Banco do Brasil e outros bancos querem o dinheiro de bitcoiners ao oferecerem ETFs e fundos com BTC para seus clientes. Tome cuidado ao sacar algum lucro em BRL para sua conta bancária em qualquer grande banco do país. 

Volatilidade pode aumentar?

Historicamente a volatilidade do bitcoin está em seu pico da distribuição histórica, contudo, o ciclo de alta parece não ter acabado ainda. Geralmente, segundo análises de Nick do Ecoinometrics, a volatilidade do BTC aumenta no final dos ciclos de alta. 

Falamos mais sobre as teses relacionadas a volatilidade do criptoativo no podcast “Volatilidade e upgrades do Bitcoin”:

Preço continuará subindo?

A queda no preço do bitcoin zerou alguns indicadores técnicos negativos para a criptomoeda. Além disso, diversos traders experientes do mercado acreditam que este ciclo de alta ainda não acabou. 

O analista Bo Williams declarou na última quinta-feira:

“Não acho que estamos no fim do bull market, pelo contrário.”

Conversamos mais sobre o preço do bitcoin e como se preparar para uma próxima queda no podcast “Bits Semanais #6”

A NovaDAX está completando três anos!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil completa três anos no mês de novembro e quem ganha é você! 

Serão até 30 moedas com taxa zero para transações e mais de 80 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.

Sair da versão mobile