Se você é iniciante no mercado de criptomoedas e curte bastante ler livros, não tem nada melhor que uma lista de recomendações sobre Bitcoin.

Aqui, escolhemos os melhores livros que documentaram e explicaram as origens do Bitcoin, desde seu conceito até a implementação do código que vale bilhões de dólares atualmente.

1. The Bitcoin Standard, por Saifedean Ammous

O Princípio Bitcoin: uma Alternativa Descentralizada aos Bancos Centrais. Conhecido como a “bíblia do Bitcoin”, explica o nascimento e a evolução da primeira criptomoeda.

“Quando um programador com pseudônimo (Satoshi Nakamoto) introduziu “um novo sistema de dinheiro digital que é totalmente peer-to-peer, sem mediação de terceiros confiáveis” para uma pequena lista de discussão on-line em 2008, muito poucos prestaram atenção.

Dez anos depois, e contra todas as probabilidades, este software descentralizado autônomo e novato oferece uma alternativa incontrolável e acessível em todo o mundo aos bancos centrais modernos.

The Bitcoin Standard analisa o contexto histórico da ascensão do Bitcoin, as propriedades econômicas que lhe permitiram crescer rapidamente e suas prováveis ​​implicações econômicas, políticas e sociais.”

Explicando as origens da moeda, desde sistemas primitivos de trocas de pedras e conchas, até o metal, moeda e ouro, e finalmente chegando à dívida governamental moderna.

Por fim, o livro pondera sobre as vantagens e singularidades da moeda: Bitcoin é um desperdício de energia? Foi feito para criminosos? Ele pode virar uma moeda mundial? Bitcoin pode morrer? O que é a tecnologia “blockchain”? Dentre muitas outras que o tornam crucial para leitura.

2. Digital Gold, por Nathaniel Popper

Ouro Digital: Bitcoin e a história por trás dos desajustados e milionários tentando reinventar dinheiro. Dirigida pelo ponto de vista do jornalista do New York Times, conta sobre o “crescimento do Bitcoin e de personalidades responsáveis pela nova moeda global da era da internet”.

“A noção de uma nova moeda, mantida pelos computadores dos usuários em todo o mundo, tem sido alvo de muitas piadas, mas isso não impediu que ela se transformasse em uma tecnologia no valor de bilhões de dólares, apoiada pelas hordas de seguidores que vieram vê-la como a nova ideia mais importante desde a criação da Internet.

Um conto incomum de invenção de grupo, o Digital Gold mostra a ascensão da tecnologia Bitcoin através dos olhos dos personagens centrais coloridos do movimento, incluindo um milionário argentino, um empresário chinês, Tyler e Cameron Winklevoss, e o ilusório criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. O Bitcoin já levou a riquezas incalculáveis ​​para alguns e penas de prisão para outros.

3. Bitcoin Billionaires, por Ben Mezrich

Bilionários do Bitcoin: Uma verdadeira história de Gênios, Traição, e Redenção. Escrito pelo mesmo autor de “Os Bilionários Acidentais”, da criação do Facebook por Mark Zuckerberg, Bitcoin Billionaires conta a história dos empresários gêmeos Tyler e Cameron Winklevoss.

“Os estudantes de Harvard Tyler e Cameron Winklevoss: gêmeos idênticos, remadores olímpicos e derrotados de Mark Zuckerberg. Bitcoin Billionaires é a história da redenção e vingança dos irmãos após a batalha épica legal com o Facebook.

Planejando começar uma carreira como capitalistas de risco, os irmãos descobrem rapidamente que ninguém receberia seu dinheiro depois da briga com Zuckerberg.

Enquanto cuidam de suas feridas em Ibiza, eles acidentalmente se deparam com um personagem excêntrico que lhes conta sobre uma ideia totalmente nova: criptomoeda.

Da Silk Road aos corredores da Comissão de Valores Mobiliários, os bilionários do Bitcoin nos levarão a um passeio selvagem e surpreendente, enquanto iluminam um futuro econômico tentador.”

Os irmãos foram a primeira dupla que conquistou o status de bilionários com Bitcoin, história contada da cabeça aos pés por Ben Mezrich.

4. Bitcoin: A caça a Satoshi Nakamoto, por Alex Preukschat, Joseph Busquet e José Ángel Ares

Sendo um livro voltado à personalidade responsável pela criação da criptomoeda, Bitcoin: a caça a Satoshi Nakamoto tenta argumentar sobre quem é (ou são) os responsáveis pelo desenvolvimento do Bitcoin.

“Um pseudônimo: Satoshi Nakamoto. Por trás dele, um gênio anônimo da informática. Ou um grupo de pessoas. Pouco se sabe, tudo são conjecturas. A única coisa que é real é o seu código: o Protocolo Bitcoin. Atualmente avaliado em 6 bilhões de dólares.

Depois de tornar a sua criação pública e acompanhá-la nos seus primeiros passos, a personalidade enigmática e criptográfica de Satoshi desaparece nas sombras da internet. Serão capazes de tirá-lo da escuridão da rede?”

5. Bitcoin: A Moeda na Era Digital, por Fernando Ulrich

Fernando Ulrich é um economista famoso, e influenciador digital brasileiro, com mais de 170 mil seguidores no Twitter. Early adopter do Bitcoin no Brasil, foi Analista-chefe da XDEX, com mestrado em economia pela URJC de Madri e experiência em multinacionais e bancos.

No livro, Ulrich fala um pouco sobre as origens e utilizações do Bitcoin, como se espalhou pelo Brasil e como suas engrenagens rodam na economia mundial atualmente, competindo com as moedas fiats convencionais.

O Bitcoin é uma forma de dinheiro, assim como o real, dólar ou euro, com a diferença de ser puramente digital e não ser emitido por nenhum governo. O seu valor é determinado livremente pelos indivíduos no mercado.

Você lembra como a internet e o e-mail revolucionaram a comunicação? Antes, para enviar uma mensagem a uma pessoa do outro lado da Terra, era necessário fazer isso pelos correios. Nada mais antiquado.

Com o Bitcoin você pode transferir fundos de A para B em qualquer parte do mundo sem jamais precisar confiar em terceiros para essa simples tarefa.

O Bitcoin é a maior inovação tecnológica desde a internet, é revolucionário, sem precedentes e tem o potencial de mudar o mundo de uma forma jamais vista.

À moeda, ele é o futuro. Ao avanço da liberdade individual, é uma esperança e uma grata novidade.


Gostou dessas recomendações? Elas foram dadas pelo Isac Honorato, lá no canal do Youtube do Cointimes! Checa lá e comenta mais sugestões se você curtiu o conteúdo!