Cointimes

#5 | O HODLER: Tecnologia a caminho da adoção

Imagem com Isac Honorato com fundo escrito Hodler

Olá, Hodlers!

Acharam que não ia ter conteúdo no fim de semana? Achou errado mais uma vez.

Bem-vindos à mais uma edição de “O HODLER”, a melhor – estou sendo bem sincero agora! – newsletter do mercado crypto brasileiro.

Hoje o tema é mais técnico mas prometo que vai ajudar muito você!

Nesta manhã de sábado estava fazendo alguns exames de rotina e enquanto eu esperava ser chamado fui estudar algumas coisas que estava na minha lista de to-dos.

Uma dessas coisas, era entender mais o novo padrão de token, o ERC-4337, como ele vai impactar o mercado e quais casos de uso dele.

Abri meu iPad e comecei a mergulhar nas pesquisas. Nessa uma hora que fiquei sentado na sala de espera entre um exame e outro – foram logo 3 exames de uma vez – fiquei intrigado com toda solução e imaginando as possibilidades de aplicações que ela pode entregar. 

Não podia deixar toda essa pesquisa só comigo e estou aqui escrevendo para vocês essa newsletter esperando o almoço sair.

💡Um novo padrão de token no mercado

Pra quem ainda não conhece, o ERC-4337 é um padrão de token que chegou pra balançar as estruturas e trazer novidades na forma como fazemos transações no ecossistema Ethereum. 

Esse novo padrão resolve alguns probleminhas chatos (como o front-running e a aprovação infinita), mas o principal ponto que fiquei de olho foi que ele traz o conceito de abstração de conta.

🌐 O que é a abstração de conta? 

A abstração de contas é um conceito no contexto do blockchain e da tecnologia ERC-4337 que busca simplificar a interação dos usuários com a rede, facilitando o processo de transação e aumentando a acessibilidade para um público mais amplo. 

No ecossistema Ethereum, existem dois tipos de contas: Externally Owned Accounts (EOAs) e Smart Contract Accounts. As EOAs são gerenciadas por chaves privadas, enquanto as Smart Contract Accounts são controladas por código. 

Para os usuários comuns, gerenciar chaves privadas e lidar com os aspectos técnicos das EOAs pode ser complicado e pouco intuitivo – um dos motivos do medo de ter uma wallet para a maioria dos usuários novatos do mercado – mas quase todo mundo acaba usando esse modelo.

A abstração de contas visa tornar as Smart Contract Accounts o tipo padrão de conta. 

Essas contas são mais flexíveis e altamente personalizáveis, permitindo uma experiência de usuário mais amigável e com maior segurança.

O novo padrão separa o processo de transação dos mecanismos do blockchain, permitindo que os usuários interajam com a rede usando uma linguagem simples e eliminando a necessidade de gerenciar suas chaves. 

Com a abstração de contas, os usuários podem iniciar transações com uma carteira inteligente (smart wallet). Essa operação é então enviada para uma fila especial de transações chamada “mempool”. Ao fazer isso, as condições de validade da transação (verificação de assinatura, pagamento de gás, proteção contra repetição) são movidas do nível do protocolo central (camada de consenso) para o nível do contrato inteligente da EVM (camada de execução). 

Essa tecnologia traz diversos benefícios, como maior segurança, possibilidade de autenticação de dois fatores, limites de gastos mensais, chaves de sessão e recuperação social – deu para sentir o que me deixou animado?

Além disso, permite que as chaves criptográficas sejam armazenadas nos módulos de segurança padrão dos smartphones, transformando-os em carteiras de hardware de fato.

Todo smartphone pode ser uma HARD WALLET! Preste bastante atenção nesse detalhe!

💡 Traduzindo o conceito 

Imagine que você tá numa festa e quer comprar uma bebida, mas a fila tá gigante e você não quer perder tempo. O ERC-4337 é tipo aquele amigo que fica na fila pra você enquanto você curte a festa. 

Ele permite que as transações sejam “reservadas” e processadas depois, sem precisar que você fique de olho o tempo todo. Tá bom ou quer mais? 

Com essa visão, qualquer wallet, qualquer banco, qualquer app pode começar a interagir com a tecnologia do blockchain sem ter fricções com o seu usuário.

A adoção institucional das criptomoedas e da tecnologia blockchain tem sido um tema de discussão quente nos últimos anos. Com o ERC-4337, é possível que empresas e instituições financeiras tradicionais encontrem um caminho mais fácil para adotar e integrar soluções baseadas em blockchain em suas operações. 

🚀 Quem já está usando o ERC-4337

Vários projetos estão trabalhando com abstração de contas para melhorar a experiência no blockchain. Soluções de escalabilidade Zk-Rollup, como StarkWare e zkSync, já incorporaram a abstração de contas nativamente. 

A que me chamou mais atenção foi a Visa, que desenvolveu um sistema automatizado de pagamento de contas cripto que utiliza essa tecnologia. 

Além disso, projetos como Safe e Stackup estão explorando as possibilidades da abstração de contas para aprimorar a segurança e a experiência do usuário.

O ERC-4337 tem o potencial de atuar como uma ponte entre o mundo cripto e o mundo real, facilitando a interação e a integração entre os dois.

🔍 Próximos passos

A implementação do ERC-4337 tem o potencial de impulsionar a inovação no espaço DeFi (Finanças Descentralizadas) e em outros setores que buscam adotar a tecnologia blockchain.

Vale lembrar que ele é super compatível com outros padrões de token, como ERC-20 e ERC-721, fazendo que tudo que já foi criado não precise ser descartado. 

Ao simplificar a interação dos usuários com contratos inteligentes, o ERC-4337 pode estimular o desenvolvimento de novos produtos e serviços que aproveitam as vantagens do mercado DeFi, dos NFTs e por aí vai.

🎁 Em resumo 

O ERC-4337 é um passo importante na transição para um futuro descentralizado. Ao tornar a tecnologia blockchain mais acessível e fácil de usar, esse padrão de token tem o potencial de acelerar a adoção em massa do ecossistema Web3 e impulsionar a criação de soluções descentralizadas que desafiam os modelos centralizados tradicionais.

Gostou? Fique a vontade para responder o e-mail ou me seguir nas redes para bater papo. Fique ligado para mais atualizações e análises.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading