Cointimes

5 setores que mais levantaram capital na Web3 nos últimos anos

O setor da Web3 cresceu exponencialmente tanto em 2021 quanto em 2022 e, com isso, as áreas relacionadas conseguiram um grande levantamento de capital, isso inclui a indústria de criptomoedas, DeFi e blockchain. 

Mas o que é Web3?

Esse termo é usado para definir a interação do usuário com a World Wide Web, mais conhecida como Internet: enquanto a Web1 pode ser considerada apenas como uma experiência em modo leitura de consumo de conteúdo, a Web2 trouxe a revolução da criação de conteúdo (por exemplo as redes sociais). 

A Web3 tem elementos diferentes das anteriores, como a descentralização, não-permissionalidade nas interações e posse compartilhada. Isso tudo dá ao usuário poder de governança sobre as plataformas e mais privacidade. 

Por esses e outros motivos, a Web3 é vista como a próxima evolução da internet, baseada no uso de blockchain e tokenização. Além disso, alguns especialistas da área de tecnologia argumentam que a Web3 vai fornecer maior segurança com os dados e escalabilidade.

Levantamento de capital na Web3

Ao olhar para o levantamento de fundos privados nos últimos dois anos, a primeira grande atividade de venture capitalists (VCs), investidores que normalmente participam de rodadas de investimento privadas em operações de alto risco, ocorreu em outubro de 2021. 

Neste mês foram levantados cerca de US $5,89 bilhões em 144 rodadas privadas de investimentos. Notavelmente, em novembro de 2021, o Bitcoin (BTC) atingiu seu topo histórico, no momento de maior euforia do mercado de criptomoedas. 

No entanto, o mês em que mais capital foi investido na indústria foi março de 2022, já durante o mercado de baixa. Foram cerca de US $6,54 bilhões arrecadados em 209 rodadas privadas de investimentos. 

O mercado de capital de risco relacionado às criptomoedas foi duramente afetado nos meses seguintes, com uma queda significativa de investimentos. O gráfico mensal de rodadas de investimentos por categorias, ilustrado abaixo, pode ajudar a identificar a narrativa de mercado mais aceita em cada momento, assim como os segmentos que possuem maior apelo institucional para levantamento de fundos.

Financiamento mensal por categoria
Via CryptoRank.io

5 setores que mais levantaram capital na Web3

Com a categoria de “Serviços Blockchain” liderando o número destes eventos de financiamento, os top 5 setores da Web3 com maior levantamento de capital são: 

  1. Serviços Blockchain 

Serviços Blockchain são plataformas, aplicações ou prestadores de serviços em gerais relacionados com a tecnologia blockchain, como carteiras, portais de notícias, exploradores de blocos e plataformas de dados e análise. Como um setor tão abrangente, faz sentido que tenha conseguido levantar mais capital que os outros. 

  1. DeFi

As finanças descentralizadas (DeFi) são um conjunto de serviços financeiros que não são controlados por intermediários e que rodam em blockchain, executados por contratos inteligentes. Esse setor financeiro é composto por serviços descentralizados de empréstimos, trocas e sistemas de pagamentos através de DEX (decentralized exchanges) e demais aplicações descentralizadas (DApps). 

  1. GameFi

A indústria de jogos em blockchain, que oferece recompensas em criptomoedas, NFTs ou tokens que podem ser utilizadas fora do ecossistema do jogo, é chamada de GameFi. Mesmo com alguns problemas e escândalos na área, o levantamento de capital pode indicar que o interesse neste tipo de jogos continua crescendo.  

  1. NFT

Os tokens não-fungíveis (NFTs) também tem participação em diversos escândalos e, apesar de ter visto seu volume de negociações cair drasticamente durante o mercado de baixas de 2022, para os investidores, a indústria ainda mostra bastante força. 

  1. CeFi

Ao contrário do DeFi, que possibilita a oferta de produtos e serviços financeiros sem intermediários, o CeFi é mais tradicional neste sentido, e significa finanças centralizadas. Isso significa que os produtos e serviços precisam cumprir com a determinação de entidades reguladoras, com suas operações fiscalizadas por um determinado órgão. Na indústria cripto e Web3, o CeFi se refere à exchanges, processadores de pagamentos e demais intermediários.

Quer aprender mais sobre DeFi e como investir de maneira mais informada na indústria cripto? Acesse o relatório completo do Cointimes Club e participe do nosso Discord.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.