Cointimes

7 plataformas NFT para você ficar de olho em 2021

plataformas nft

O início deste ano foi marcado por um alto interesse em tokens não-fungível, ou NFTs. O ápice desta moda ocorreu em março de 2021. 

Atualmente, notícias sobre negócios de arte com NFTs aparecem todos os dias. O que é mais interessante, na verdade, é que o NFT está se tornando moda entre pessoas que anteriormente não conheciam o mundo das criptomoedas. 

Um exemplo parecido é do artista Damien Hirst, que lança dia 13 seu projeto baseado em NFT, intitulado “The Currency”. O artista britânico desenvolveu um sistema engenhoso que questiona noções de preço e valor – e, mais importante, faz seus compradores decidirem qual é o fator mais importante, a obra na realidade física ou na realidade digital. 

Para os que preferem o mundo digital e estão mais acostumados com criptomoedas do que com moedas fiduciárias, o Cointimes vai elencar as 7 plataformas para você comprar e vender NFTs em 2021.

Como o artista vai vender sua obra de arte

Para concluir esse projeto, Damien Hirst criou 10.000 pinturas únicas, mas quase idênticas, em folhas de papel A4. Cada folha tem uma assinatura e um holograma especial, assim como o dinheiro que usamos diariamente. 

Cada uma das obras físicas corresponde a um token não fungível, que pode ser comprado, mediante solicitação, por mais de dez mil – US$ 2.000 cada.

O legal do projeto é o seguinte. Daqui a dois meses, os compradores do NFT terão que escolher entre a obra física ou o certificado digital: e você não pode escolher os dois. Se você decidir pelo NFT, a obra de arte física será queimada, caso você opte por guardar a obra física, o NFT será destruído. 

Qual será a porcentagem de cada opção ainda é uma incógnita.

Como diz o artista em uma entrevista para o Financial Times com o ex-governador do Banco da Inglaterra, Mark Carney: “Sim, estou forçando as pessoas a fazerem uma escolha. Mas o comprador sempre tem uma escolha. Não é apenas ‘Onde está o valor?’, Também é ‘Onde está a alegria?’ ”

7 plataformas NFT para 2021

Muitas aplicações estão sendo criadas por esse crescente mercado que atua muito bem no setor de arte, esportes, jogos online e colecionáveis.

Se você ficou interessado em vender alguma obra de arte em NFT o Cointimes vai te apresentar 7 plataformas de compra e venda de NFT para utilizar em 2021.

1  – OpenSea

A plataforma OpenSea fundada em 2017, permite fazer login através de uma carteira Ethereum, como a MetaMask, e imediatamente criar a sua coleção dentro da plataforma.

A plataforma serve muito bem para colecionadores que buscam uma variedade de NFTs, iniciantes que procuram aprender mais sobre colecionáveis ​​digitais e comerciantes que desejam comprar e vender vários tipos de NFTs. Isso por conta de suas comissões bastante competitivas e uma grande quantidade de colecionáveis já disponíveis no site. 

2 – SuperRare

Diferente da OpenSea, os artistas que quiserem se cadastrar na Super Rare vão precisar passar por uma entrevista inicial antes de poder começar a vender obras de arte. Contudo, o objetivo é garantir que as obras de artes são originais e criadas por artistas reais. 

A maioria dos NFTs cunhados e vendidos nesta plataforma são produzidos por artistas mais conhecidos e, até por isso, as taxas de transação são bem altas.

3 – Mintable 

A diferença da Mintable para as outras plataformas, está no método de pagamento, já que esta plataforma aceita pagamentos em ETH e em Zilliqa (ZIL). Além de reter também uma taxa que varia de 2,5% a 10% para aqueles que venderem NFTs na plataforma. 

O Mintable lançou em janeiro deste ano sua nova opção para cunhar NFTs sem pagar taxas de gás. Este que não é um sistema de diferimento de taxas, mas sim o processo de cunhagem um pouco diferente das demais plataformas, ajuda baratear as altas taxas de gás operadas no mercado. 

4 – Nifty Gateway 

A novidade desta plataforma está relacionada também com a forma de pagamento, que podem ser realizadas com cartão de crédito. Além dos pagamentos com criptomoedas, a Nifty Gateway aceita moedas fiduciárias. Entretanto, para quem for se cadastrar com objetivo de vender obras de artes, o pagamento será com a stablecoin USDC.

5 – Binance NFT 

No dia 24 do mês passado, a maior exchange de criptomoedas do mundo, lançou a Binance NFT, um marketplace global para NFTs e colecionáveis.

Entre os artistas e marcas brasileiras presentes neste lançamento da plataforma, estão o desenhista Luke Ross, o colecionador de obras de arte Cassio Gusson, a artista visual Paula Klien, o fotógrafo Paulo del Valle, o clube Atlético-MG, entre outros.

6 – Rarible

A Rarible, plataforma criada em 2020 e também a primeira a lançar um token de governança no espaço NFT, tem um foco particular em ativos de arte e colecionáveis ​​virtuais. 

A plataforma também se destaca por seu processo simples de cunhagem de NFT, que é  particularmente atraente para aqueles que não são leigos em programação.

Essa plataforma foi usada pela Mia Linz para lançar seu (+18) NFT, entenda.  

7- 9block

A 9Block é uma plataforma brasileira de arte digital e NFT. Ela utiliza a blockchain da Hathor, para eliminar o custo de cunhagem e de transferência da arte, democratizando o acesso a esse novo mercado. 

Nesta plataforma encontra-se o token lançado mês passado pelo Felipe Neto, como já havíamos noticiado. 

Leia Mais: 

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading