Cointimes
Bitcoin

81% dos holdings de Bitcoin estão lucrando com antecipação do halving

Cidade atolada de dinheiro

Cidade atolada de dinheiro

Segundo dados da Glassnode, houve um grande aumento de lucros no mercado de Bitcoin, seguido de uma tendência bullish próxima do halving que está por vir.

A maioria dos holdings de Bitcoins estão atualmente em uma posição lucrativa, após recente alta da maior criptomoeda por capitalização de mercado, conforme mostram dados do provedor de dados Glassnode. A métrica UTXO Realized Price Distribution (URPD) coloca a proporção do lucro do Bitcoin em 81%.

O que é a URPD e por que isso importa?

UXTO é a abreviação de “saída de transação não gasta”. Pode estar simplesmente relacionado ao troco que você recebe quando faz uma compra. Se, por exemplo, você deseja comprar algo no valor de 3 BTC, mas o saldo da sua carteira é 5BTC, não é possível escolher apenas 3BTC para efetuar o pagamento.

É semelhante a como você não pode simplesmente tirar US$ 50 de uma nota de US$ 100. Para uma transação de Bitcoin, a rede pega o 5BTC em sua carteira, divide-o em Bitcoin não gasto e credita ao comerciante o valor acordado enquanto sua carteira recebe o “troco” de 2BTC.

Lidar com transações dessa maneira ajuda a rede de Bitcoin a rastrear e a contabilizar movimentos de fundos. Curiosamente, isso também permite rastrear os pontos/faixas de preço inicial para cada UTXO (o “troco” de um comprador e o pagamento ao vendedor em nosso exemplo).

São essas faixas de preço que a métrica URPD rastreia para medir a lucratividade de novas e atuais participações em Bitcoin.

Antecipação ao Halving está trazendo “hype”

Distribuição de preços realizados UTXO (7 de maio de 2020). Fonte: Glassnode

Uma proporção tão grande de holdings de BTC atualmente no verde pode ser indicativo de um mercado em alta, à medida que o halving se aproxima.

E representa uma mudança significativa em relação à liquidação causada pela crise do coronavírus em março, que viu a proporção de UTXO rentável cair para 40% em 16 de março, segundo dados da Glassnode.

O nível de apenas 40% das UTXO no lucro alcançado em março foi a mais baixa desde outubro de 2015.

% UTXOs em lucro. Fonte: Glassnode

Selloff do BTC iminente?

Apesar da tendência positiva, a Glassnode alerta que uma recuperação prolongada pode desencadear uma liquidação impulsionada por investidores que desejam obter lucros.

“Com tantos investidores em posições lucrativas, aumentos significativos no preço do BTC antecipando o halving, podem levar alguns a obter ganhos no curto prazo”, afirmou a empresa em um tweet.

BitcoinToYou –  Negocie criptomoedas sem pagar taxa
 
A primeira corretora do Brasil, negociamos criptomoedas desde 2010. 
Abra sua conta grátis!
 

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile