A segunda-feira foi marcada por um dia brutal de quedas, nas piores 24 horas para o mercado do último ano e está sendo chamada de #BlackMonday por alguns investidores.
#BlackMonday – Pior dia do mercado em 12 meses
Na segunda-feira, a capitalização total do mercado de criptomoedas (CRYPTOCAP:TOTAL) abriu em cerca de US $1,554 tri e fechou em US $1,361 trilhão, com uma perda de -12,39% sobre todos os criptoativos durante a black monday.

Antes disso, o Total Market Cap só havia visto uma desvalorização superior – com base na abertura e fechamento no diário – em 19 de maio de 2021, registrando -22,95% de perdas.

Preço do Bitcoin na Black Monday
O Bitcoin teve um desempenho levemente superior ao restante do mercado, com queda de -11,66% em sua cotação em dólar, fechando a BlackMonday em US $30.082.
Os piores ativos, que jogaram o mercado para baixo
As maiores perdas ficaram a cargo de três ativos vinculados ao projeto TerraUSD (UST) que desencadeou uma sequência de eventos negativos durante uma “corrida ao UST”.
Na #BlackMonday, diversos investidores resgataram a stablecoin (atrelada ao dólar norte-americano) de contratos de staking e tentaram, ao mesmo tempo, realizar seu valor através da venda de UST ou da venda de LUNA ou BTC, que foram os dois ativos utilizados como colateral.
Nesta sequência de eventos, o preço do UST se desvinculou do dólar, com a moeda sendo negociada por US $0,70 em algumas exchanges (perdendo 30% do valor que deveria manter estável).
A forte e inesperada pressão vendedora gerada pela corrida ao UST impactou ainda mais o preço do bitcoin, mas realmente puniu Terra (LUNA) e Anchor Protocol (ANC).
Anchor era a plataforma utilizada pelos investidores para realizarem staking de UST com um rendimento mensal prometido aproximado de 20% ao ano.
LUNA registrou desvalorização de -52,87% entre a abertura e fechamento da segunda-feira negra, enquanto ANC perdeu -49,12% no mesmo período.
De acordo com o Coingolive, ambos os ativos acumulam perdas de 47,51% e 37,49% nas últimas 24 horas, sendo os maiores perdedores do mercado nesta manhã de calmaria.

Concorrentes vêem cenário mais positivo
O protocolo MakerDAO (MKR) foi o maior ganhador dentro do top 100, com valorização acumulada de cerca de 8% nas últimas 24 horas, mas já registrando mais de 14% de alta desde a abertura do dia de hoje (terça-feira, 10).
MKR é o token de governança do protocolo que administra a colateralização da DAI, stablecoin atrelada ao dólar que utiliza um sistema semelhante ao UST, mas com muitos ativos em staking para garantir a estabilidade do preço em 1:1 com o USD.
O restante do mercado está no azul, com projetos demonstrando desempenho positivo no momento de redação desta matéria. Bitcoin também voltou a ser negociado sobre os US $31.000 e aparentemente estamos vendo uma certa “calmaria” após a forte tempestade da #blackmonday.
Leia mais: