Recentemente, o Bitcoin tem mostrado uma correlação notável com as ações, mas os dados indicam que o Ethereum está traçando um caminho mais independente. Em uma publicação no X, a fornecedora de soluções DeFi institucionais Sentora (anteriormente IntoTheBlock) discutiu como a última Matriz de Correlação se apresenta entre as duas maiores criptomoedas, Bitcoin e Ethereum, e os mercados tradicionais. A “Matriz de Correlação” refere-se a um indicador que nos informa quão interligados estão os preços de dois ativos. Quando o valor desse indicador é positivo, significa que os ativos estão reagindo aos movimentos um do outro, movendo-se na mesma direção em algum grau. Quanto mais próximo de 1, mais forte é a relação. Por outro lado, se o indicador estiver abaixo de zero, implica uma correlação negativa, ou seja, os preços estão se movendo em direções opostas. Um valor exatamente igual a zero sugere que não há correlação entre os ativos, sendo considerados ‘independentes’ em termos estatísticos.
De acordo com a tabela compartilhada pela Sentora, o índice ao qual Bitcoin e Ethereum têm a correlação positiva mais forte é o DAX. No entanto, a Matriz de Correlação para o Ethereum é de 0,46, indicando que, embora exista alguma correlação, não é muito intensa. Isso não é o caso do Bitcoin, que tem o indicador em 0,85, mostrando que seu preço está bastante alinhado com o DAX. Da mesma forma, o BTC tem uma correlação notável com outros índices de mercado de ações, com valores de 0,7, 0,68 e 0,69 para o Russel 2000, S&P 500 e Dow Jones Industrial Average, respectivamente. Em contraste, o Ethereum é quase totalmente independente desses índices, com o indicador próximo de zero para cada um deles.
Para o Índice do Dólar Americano e o Índice VIX, os dois últimos mercados listados na tabela, a Matriz de Correlação está na zona negativa para o Bitcoin, o que significa que o ativo digital tem se movido ativamente contra esses índices. A empresa de análise observa que, se as tensões geopolíticas e macroeconômicas fizerem o dólar cair, isso poderia abrir espaço para uma nova alta no BTC. Assim como com as ações, o Ethereum mostra pouca correlação com o DXY e o VIX, reforçando que a criptomoeda tem seguido uma trajetória própria recentemente.
O preço do Bitcoin está em uma nova alta, com seu valor subindo para $109.400, mas ainda não se sabe se seu destino será diferente do movimento do fim de semana.