Cointimes

A Darknet acaba de ter um de seus meses mais turbulentos até agora

Darknet cowboy e onion tor

Os mercados da Darknet existem em uma constante ponta da faca, nunca mais do que um exit scam, falha no LE ou um DDoS para acabar sumindo.

Mesmo pelos padrões frenéticos habituais, novembro foi um notável mês para os mercados da dark net (DNM), com grande drama e intriga em abundância. Apesar de vários mercados desaparecerem do mapa, um novo estudo mostra que o ecossistema está mais forte do que nunca.

Continue lendo: ++ Monero é mais perigoso que Bitcoin, diz Ministério das Finanças alemão

A Darknet não será derrubada

“O mercado de drogas tornou-se cada vez mais ativado digitalmente. Os medicamentos comprados on-line podem ser transportados por toda a Europa e entregues aos consumidores por correios e encomendas.” Assim lê-se o mais recente Relatório da UE sobre o Mercado de Drogas divulgado pela Europol na semana passada.

O relatório de 260 páginas gera pesadas leituras para hora de dormir, mas os fornecedores da darknet que desejam otimizar seu opsec encontrarão pistas úteis sobre como frustrar a aplicação da lei. Como o relatório reconhece:

“Existem desafios notáveis na identificação de itens postais contendo medicamentos. Por exemplo, o volume total movimentado diariamente por um grande centro postal como o Mail Center Vienna é de 4 milhões de itens.

Além disso, atualmente não existe um mecanismo para relatar encomendas suspeitas semelhante, por exemplo, ao mecanismo para relatar transações financeiras suspeitas.

Embora existam sistemas para os provedores de serviços removerem e destruírem pacotes suspeitos, eles não têm uma obrigação legal de informar as autoridades policiais.”

Como uma indicação da quantidade de drogas que circula pelo correio todos os dias, o relatório observa que: “Desde agosto de 2016, cerca de 8.500 itens postais contendo drogas ilícitas foram identificados em aeroportos internacionais da Alemanha, totalizando 404 kg de drogas ilícitas.

Enquanto a Europol estava aplicando os retoques finais em seu relatório minuciosamente pesquisado, a darknet estava passando por um de seus meses mais turbulentos até hoje. O resumo a seguir registra os principais pontos de discussão do DNM de novembro.

Double-crossing e DDoSing na Darknet

4 de novembro: o administrador e traficante de drogas da Silk Road, que se tornou informante, Curtis Green recebe seu primeiro cheque de restituição do criminoso Carl Mark Force.

“Uau, olha o que acabei de receber pelo correio. Primeira de muitas restituições para mim de Carl Mark Force. Ele me deve milhares e eu recebo um cheque de 25 dólares? Ele ganha apenas 12 centavos de dólar por hora.. Se não fosse tão triste, eu iria rir. Mas ei, eu posso comprar o almoço agora. #freeross”

14 de novembro: Cryptonia, um dos DNMs mais populares cai. E ele ainda está offline, apesar de um administrador prometer que retornará e que os usuários receberão os fundos devidos. Acredita-se que se foi para sempre.

15 de novembro: Dread, o fórum principal do darknet para tudo relacionado a DNM, fica offline e permanece inativo pelos próximos 10 dias.

22 de novembro: O Independent descobre que os fornecedores de DNM estão oferecendo promoções de Black Friday, aparentemente inconscientes de que isso acontece desde os dias de Silk Road.

22 de novembro: a cientista de dados Andrea Baronchelli compartilha “Dinâmica Coletiva dos Mercados da Dark Web”. O relatório analisa “24 episódios de fechamento inesperado do mercado por meio de um novo conjunto de dados de 133 milhões de transações de Bitcoin, envolvendo 31 mercados negros e seus usuários, totalizando US$ 4 bilhões”.

Ela constatou que “a migração coordenada de usuários do mercado fechado para mercados coexistentes garante resiliência sistêmica geral além da fragilidade intrínseca de mercados individuais. A migração é rápida, eficiente e comum a todos os fechamentos de mercado. ”A teoria da hidra é verdadeira, pelo que parece: corte um mercado da darknet e dois surgirão para substituí-lo.

23 de novembro: Nightmare Market foi invadido e sua página inicial foi alterada para exibir o dox de um bielorrusso que se dizia ser um ex-administrador do site. A saída do site foi fraudada quatro meses antes, com o corte final do ato de despedida do DNM.

25 de novembro: Um administrador do Gray Market, um dos menores DNMs, alega que seus computadores foram apreendidos pela LE e que qualquer pessoa que usou o mercado na semana passada está comprometida. Seja qual for o caso, o Gray Market ainda está online no momento.

25 de novembro: O pavor retorna à darknet, com o administrador Hugbunter explicando em uma mensagem assinada pelo PGP os motivos técnicos para seu longo tempo de inatividade. Ele também observa que alguém que afirma ser o FBI pediu que eles “proibissem postagens relacionadas a opioides no site, após o caso de um adolescente de 15 anos que teve uma overdose de oxy falsos com fent”.

Alguns dias depois, o os federais assinam sua própria mensagem PGP alegando que não foram eles que pediram a remoção das discussões sobre o fentanil. Curioso, bastante curioso.

26 de novembro: o site de monitoramento da Darknet Dark.fail revela que o serviço oculto Tor do sucessor de 8chan, 8kun, permaneceu online, apesar de seu site clearnet ter sofrido DDoS.

Os mercados da Darknet não tiveram tanta sorte, com Point / Tochka em particular passando dias seguidos offline. No momento da publicação, o popular DNM e seu repositório Github estavam inativos há uma semana.

O site esteve frequentemente offline o ano todo, com ataques DDoS a serem responsabilizados. Quando o Dread voltou à vida dois dias antes, citando ataques DDoS, seu administrador escreveu: “Se algum dos ataques fosse LE, eu apostaria nesse.” Será que os federais estão por trás do hiato de Point também?”

3 caíram, faltam 30

No total, três mercados da darknet desapareceram em novembro: Berlusconi, Samsara e Cryptonia.

Apesar desse golpe da lei, esses DNMs eram apenas a ponta do iceberg: com outros 30 sites listados no dark.fail, ainda há muitos lugares para os usuários de criptomoedas adquirirem seus produtos.

Atualmente, o Empire Market parece estar absorvendo a maior parte dos negócios, assim como foi durante todo o ano.

principais drogas vendidas na Darknet, cannabis, cocaína e heroína
Das principais drogas vendidas na Darknet, cannabis, cocaína e heroína representam a maioria das negociações.

Os mercados da Darknet estão interligados ao Bitcoin porque o BTC continua sendo o meio mais popular de pagar por bens e serviços neles.

Há outro motivo, no entanto, por que os dois têm sinergias: o design distribuído dos DNMs oferece a eles uma utilidade semelhante ao dos nós de Bitcoin. Se um mercado desaparecer ou agir de maneira desonesta, os usuários o ignorarão e direcionarão seus negócios pela maioria honesta.

Dessa maneira, os DNMs se mostraram incrivelmente resistentes. Individualmente, cada um é centralizado, mas coletivamente eles formam um mercado descentralizado, cujo tempo de atividade desde 2011 rivalizou com o próprio Bitcoin.

Mas qual a sua opinião sobre tudo isso? A queda de DNMs afetará o mercado ou apenas fará outros tomarem seus lugares? Deixe seu comentário abaixo para a gente ler!

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading