Cointimes
Educação Financeira

A Técnica de Feynman – 4 pontos para melhorar seu aprendizado em cripto

Feynman

O aprendizado também possui métodos e técnicas que podem ajudar qualquer um iniciando uma nova empreitada de estudo em uma área desconhecida. E isso pode ser muito aplicado no universo de criptomoedas com novos projetos e segmentos sendo lançados diariamente.

Vou falar sobre uma técnica, chamada A técnica de Feynman, que em 2022 você pode aplicar quando estiver estudando sobre novas oportunidades de investimento neste vasto universo!

O aprendizado segundo Richard Feynman

A Técnica de Feynman é um método de aprendizagem fundamental que prioriza a simplicidade e a profundidade de compreensão.

Foi desenvolvido por Richard Feynman – um físico teórico americano que ganhou o Prêmio Nobel em 1965 por seu trabalho inovador em eletrodinâmica quântica.

Em meio a tantas pessoas tão inteligentes no mundo, Feynman se destacou por sua inteligência, ao receber o prêmio Nobel, mas sua qualidade mais genial estaria, na verdade, em sua habilidade de transmitir idéias extremamente complexas de maneiras simples, elegantes e digeríveis.

Ele observou que explicações complexas e jargões costumam ser usados ​​para mascarar uma falta de compreensão profunda sobre determinado assunto.

Como uma regra:

“Se alguém usa muitos acrônimos, complexidade e jargão para explicar algo para você, provavelmente não entende tão bem sobre o que está falando”.

Todos nós encontramos esse tipo de “especialista” por aí, principalmente em redes sociais na internet, e em nossa indústria tão nova e em rápido processo de inovação como é a indústria dos criptoativos.

4 pontos da Técnica Feynman de aprendizado

A Técnica de Feynman é uma estrutura de aprendizado que força você a desenvolver uma compreensão profunda e elegante de um determinado assunto.

Ela envolve quatro etapas principais:

1) Prepare o terreno – Set the Stage;

2) ELI5 (Explique para mim como se eu tivesse 5 anos) – Explain It To Me Like I’m 5;

3) Avaliar e estudar – Assess & Study;

4) Organizar, transmitir e revisar – Organize, Convey & Review.

1 – Prepare o terreno

Qual é o assunto que você deseja aprender?

Começando com uma página em branco, escreva o “assunto” no topo e anote tudo o que você já sabe sobre ele. Pode ser em formato de tópicos ou em parágrafos. Coloque seu conhecimento no papel de uma forma que consiga visualizar bem.

Leia e pesquise o tópico regularmente.

Adicione novos aprendizados ou percepções à medida que avança nos estudos.

A etapa 1 prepara o terreno para o restante do processo.

2 – ELI5

É aqui que as coisas começam a ficar divertidas.

Imagine que você está explicando o assunto para uma criança de 5 anos de idade.

Em uma nova página em branco, escreva tudo que você sabe sobre o assunto – mas agora utilizando uma linguagem simples, como se a criança de 5 anos fosse ser sua leitora.

Caso você realmente conheça alguém nessa faixa etária, pode tentar colocar a explicação à prova e realmente tentar fazer a criança entender o assunto.

3 – Avaliar e Estudar

Reflita sobre seu desempenho fazendo uma autoavaliação honesta.

A resposta para essas três perguntas irão indicar as lacunas existentes em seu entendimento sobre o assunto.

Anote cada uma dessas lacunas em forma de tópicos, para que fique visível, e foque sua energia em estudar cada uma delas até que seja possível explicá-las para uma criança de 5 anos.

4 – Organizar, transmitir e revisar

Organize toda sua ideia de forma, elegante e clara, através de uma história atrativa ou uma narrativa em forma de parágrafos.

Transmita essa história ou narrativa para outras pessoas ao seu redor e avalie como elas recebem a informação, quais são os pontos de maior dificuldade no entendimento e esteja atento para momentos onde você precise utilizar jargões ou complexidade desnecessária.

Refine e melhore sua explicação com o tempo, preenchendo novas lacunas que surgirão e repetindo todo o processo com frequência. Revisando sua nova compreensão sobre o assunto sempre que possível.

Lembre-se: o simples é belo.

Aprender qualquer coisa

A Técnica de Feynman é uma estrutura e um método poderoso para aprender qualquer coisa.

Muitos grandes investidores, empresários, empreendedores e especialistas já reportaram que utilizam essa técnica diariamente para aprender e evoluir em suas áreas de escolha.

A qualidade que todos eles têm em comum é a capacidade de abstrair a complexidade e transmitir ideias de maneira simples e fácil de digerir.

Pois dessa forma eles provam a si mesmos que dominam o assunto.

É fácil complicar e intimidar – todos nós conhecemos pessoas que tentam fazer isso, mas a complexidade e o jargão costumam ser usados ​​para mascarar uma falta de compreensão profunda.

A partir de agora você pode utilizar a técnica de Feynman e encontrar a beleza na simplicidade do conhecimento verdadeiro.

Conteúdo original produzido por @SahilBlom em thread no twitter.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile