Cointimes

Academia Brasileira de Letras reconhece “criptomoeda” no vocabulário

Entrada da Academia Brasileira de Letras, com a estátua Layser Eyes de Machado de Assis à direita

Criptomoeda, homoparental, infodemia, feminicídio e sororidade. Estas palavras vão constar pela primeira vez na 6º Edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), da Academia Brasileira de Letras. 

O Volp, que é um levantamento de palavras existentes na língua portuguesa, pela primeira vez, contará com a palavra “criptomoeda”. A sexta edição, que também está disponível on-line, é a primeira atualização da publicação desde a 5ª edição, lançada em 2009 – mesmo ano de lançamento do bitcoin.

A Academia Brasileira de Letras em seu comunicado oficial no site não explicou porque só agora incluiu a palavra “criptomoeda” no vocabulário brasileiro, sendo que o surgimento desse termo se deu no século passado. 

No final das contas, o Cointimes vai ter que explicar para os acadêmicos qual é a etimologia da palavra criptomoeda. Esse termo popularizado em 2017, após um ciclo de alta no mercado, que tem suas primeiras menções na década de 80 em pesquisas de David Chaum

Você conhece a pré-história do bitcoin?  Assista o vídeo sobre a criptomoeda; do latim (kryptós) oculto, secreto, obscuro, ininteligível + (monetæ) moeda.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading