Cointimes
Bitcoin

Ações de mineradoras de Bitcoin superam valorização da criptomoeda

Investimento em empresas de mineração de bitoin

Qual a melhor maneira de se expor ao bitcoin sem comprar diretamente o criptoativo? Uma análise  recente mostrou que comprar ações de empresas que mineram a criptomoeda pode ser extremamente lucrativo, mas há outras opções.

Lucrando com os mineradores de bitcoin

Diversas empresas de mineração de criptomoedas abriram o capital nos últimos anos. Além de ajudar a própria empresa, isso dá oportunidade para que os investidores entrem no mercado de mineração. 

Mas, além disso, permite o investimento institucional indiretamente no BTC, pois a correlação entre estas empresas e o preço do criptoativo é alta e muitas vezes supera os 50%:

Correlação de empresas de mineração com o preço do BTC

As empresas de mineração Bitfarms, Hut 8 , Riot Blockchain (RIOT)  e Marathon (MARA) não apenas contam com alta correlação com a volatilidade do criptoativo, na verdade elas desempenham melhor que o próprio bitcoin.

 Aliás, o desempenho supera outras maneiras de investir indiretamente no BTC como via Tesla, MicroStrategy (MSTR), Square (SQ) e Coinbase (COIN):

Retorno do Bitcoin, empresas de mineração e outros ativos

Como podemos ver acima, a MARA apresentou retornos de 2.000% desde o começo do ano, enquanto o BTC teve uma alta de ~450%. 

“Se você pensar bem, isso faz sentido. Aposto que muitos investidores institucionais ainda não mergulharam no mercado de BTC à vista, principalmente por motivos de conformidade regulatória.

É um pouco como os garim”peiros de ouro, quando antigamente era complicado colocar as mãos no ouro físico.”

Outras maneiras de investir em Bitcoin

Em países atrasados em regulamentação, como nos Estados Unidos, não é possível comprar ETFs de Bitcoin. Por este motivo, muitos investidores  que tentam se aventurar no mercado precisam investir indiretamente. 

Enquanto no Brasil, a CVM e os órgãos reguladores foram rápidos ao permitirem instrumentos de compra como exchange traded funds na própria B3, com os produtos  como os da Vitreo e Hashdex.

Inclusive, no Brasil já há empresas de criptomoedas oferecendo consultoria para a compra direta de BTC por empresas e instituições. É o caso da Foxbit Business, braço da corretora Foxbit que já ajudou dezenas de empresas na compra de criptomoedas. 

Leia também:

93 mil enganados por aplicativos de mineração de bitcoin, mostra pesquisa

El Salvador mostra onde serão construídos os pools de mineração de bitcoin

Fontes: Ecoinometrics e Cointimes.

Posts relacionados

[Importante] Fundo bilionário planeja investir até 10% em Bitcoin

Gustavo Marinho
30 de novembro de 2020

Preço do Bitcoin pode ser afetado pelo ajuste de dificuldade na quinta-feira

Gustavo Marinho
1 de junho de 2020

Rede de lojas varejistas no México promete pagamentos com Bitcoin

Bruno Haacke
6 de setembro de 2021
Sair da versão mobile