O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, emitiu um sério alerta aos investidores de XRP devido a um aumento na atividade de golpes que visam investidores em plataformas de mídia social como o YouTube. O alerta surge após relatos crescentes de contas fraudulentas que se passam pela Ripple e seus executivos, com o objetivo de enganar os usuários para que enviem seus XRP. Em 23 de julho, Garlinghouse usou a rede social X para alertar sobre o aumento acentuado de golpes envolvendo XRP, instando investidores e membros da comunidade a permanecerem atentos. Segundo o CEO da Ripple, os golpistas estão aproveitando o momento de mercado e a empolgação da comunidade para intensificar esquemas de personificação, especialmente visando detentores de XRP desavisados.
Um dos desenvolvimentos mais notáveis destacados por Garlinghouse é o recente aumento de atividades fraudulentas no YouTube, onde golpistas assumiram canais existentes, rebatizaram-nos para se parecerem com contas reconhecidas da Ripple e começaram a promover conteúdo enganoso que imita a empresa de criptomoedas e seus executivos. A equipe da Ripple enfatizou em sua conta oficial no X que essas contas do YouTube são legítimas, mas não pertencem à empresa de criptomoedas, apesar de parecerem convincentes. Em muitos casos, os nomes de usuário foram alterados para imitar os identificadores oficiais da empresa, muitas vezes tornando difícil para os usuários desavisados identificarem a fraude. Esses vídeos de golpe frequentemente prometem brindes, recompensas ou multiplicadores de investimento, geralmente pedindo aos usuários e investidores que enviem XRP em troca de um retorno maior.
Garlinghouse enfatizou que nem ele nem a Ripple jamais solicitarão XRP de ninguém sob quaisquer circunstâncias. Para combater a crescente ameaça de golpes de criptomoedas, a Ripple está ativamente denunciando essas contas fraudulentas e incentivando sua comunidade a fazer o mesmo. A empresa reiterou que seus canais oficiais permanecem as únicas fontes confiáveis de comunicação e fornece um lembrete direto para sempre verificar identificadores de contas e links antes de interagir. Notavelmente, Garlinghouse concluiu seu post com um lembrete importante para permanecer vigilante contra perdas evitáveis, alertando que “se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.”
Além do foco imediato nos golpes de personificação no YouTube, o relatório de Garlinghouse aborda uma tendência mais ampla de aumento de fraudes em criptomoedas que tende a aumentar durante períodos de recuperação de mercado ou crescente otimismo. Esse padrão, descrito pelo CEO da Ripple como “como um relógio”, sugere que atores mal-intencionados monitoram de perto o sentimento da comunidade e cronometram suas campanhas para explorar a empolgação emocional e financeira. Em um contexto mais amplo, o aumento dos golpes de XRP coincidiu com o recente aumento no preço do altcoin para acima de $3,6. Além disso, eles surgem após notícias otimistas, como a crescente clareza regulatória da Ripple e a vitória legal contra a SEC dos EUA.