É dia 25/12 e enquanto a maioria do mundo comemora o Natal, um ataque de proporções gigantescas se desenrola na rede do Monero. A criptomoeda mais privada do mundo não tem folga.

Os nodes de Monero começaram a parar de funcionar aos montes. No Reddit, Twitter e IRC soaram os alarmes de algo obscuro acontecendo no Natal.

“Meu [node] comeu 110 gb de Ram antes de eventualmente ser morto pela OOM, então eu acho que [aumentar a memória] não resolve”

afirmou um usuário

Não seria a primeira vez que isso acontece com os nodes de Monero, a rede vem sendo atacada incessantemente nos últimos meses. O governo dos Estados Unidos colocou um prêmio milionário para quem conseguisse destruir a privacidade do XMR, empresas de todo o mundo e hackers estão loucos para destruí-lo.

Em novembro, alguém tentou pegar as transações de todos os usuários da rede em um ataque de correlação. Dessa forma, ele conseguiria saber de onde veio a transação e possivelmente quebrar a privacidade dos usuários. Ele até afirmou que iria “desmascarar a rede”, entretanto, falhou miseravelmente. 

Cointimes Awards

Meses antes, os desenvolvedores do Monero implementaram a solução Dandelion ++. Originalmente criada para o Bitcoin, ela mistura o envio de transações. O ataque de correlação estava morto antes mesmo de começar. 

Carvão ou um presente de natal?

Christmas Coal Candy Recipe | Food Network Kitchen | Food Network
As crianças que se comportam mal recebem carvão em algumas tradições

Dessa vez, o atacante tentou derrubar a rede por um clássico ataque de spam, exaurindo a memória dos nodes públicos com milhares de requisições, impedindo a passagem de mensagens pela rede P2P.

A reação foi rápida. Os desenvolvedores pararam as comemorações natalinas para consertar o problema do spam e alto uso da CPU, enquanto isso os operadores de nodes trocam informações com a lista de potenciais atacantes e ideias de como tornar o firewall mais seletivo. Quem não tem nodes ou talentos de desenvolvimento, mas é um stakeholder foi convidado a doar e motivar o trabalho dos programadores.

Ufa, a rede continua funcionando. O que parecia ser um castigo do Papai Noel foi visto pela comunidade como um presente.  Ho-ho-ho, o carvão está virando um churrasco com várias melhorias para o cliente principal, uma comunidade mais unida e doações para os esforçados desenvolvedores. 

Cointimes Awards

O ataque continua, a antifragilidade também

Apesar das precauções, o ataque continua. Mas agora a rede está mais resiliente, com mais nodes e uma nova grande atualização será disponibilizada nas próximas 24/48 horas. 

O ataque fez a criptomoeda valorizar 5,15% nas últimas 24 horas, enquanto a maior parte das altcoins continua em queda perante o dólar e o bitcoin. Com esse ataque, a criptomoeda mostra mais uma vez sua antifragilidade. 


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br