Cointimes Awards

De acordo com um relatório do Instituto de Política Tributária e Econômica (ITEP), a Amazon (AMZN) não pagará nada no imposto de renda federal pelo segundo ano consecutivo.

Graças ao novo “Ato de Empregos e Cortes de Impostos” (TCJA), a responsabilidade tributária federal da Amazon é de 21% (caiu de 35% dos anos anteriores). Mas com a ajuda de incentivos fiscais, de acordo com os registros corporativos, a Amazon não pagará um centavo ao Tio Sam, apesar de ter publicado mais de 11,2 bilhões de dólares em lucros em 2018.

Como isso é possível?

“É difícil saber exatamente o que eles estão fazendo”, disse Steve Wamhoff, diretor de política fiscal federal do ITEP. “Em seus documentos públicos, eles não definem sua estratégia tributária.”

‘É difícil dizer’

Embora a Amazon possa ter se aproveitado de novos incentivos e lacunas disponíveis no TCJA, este não é o primeiro ano em que a Amazon se esquivou de pagar impostos federais. A empresa informou $5,6 bilhões em lucros nos EUA em 2017 e pagou $0 no ano passado também.

Cointimes Awards

A Amazon paga todos os impostos que deve pagar nos EUA e em todos os países em que operamos,pagamos US $ 2,6 bilhões só em impostos corporativos e US $ 3,4 bilhões em impostos nos últimos três anos“, disse um porta-voz da Amazon em comunicado.

De acordo com Wamhoff, a conta de impostos aparentemente inexistente da Amazon ressalta que sempre houve problemas com a responsabilidade tributária da empresa.

“A coisa que precisamos saber é se eles teriam um passivo de imposto de renda corporativo positivo se não fosse pelo TCJA?”, Perguntou Wamhoff. “Talvez. É difícil dizer.”

Revelações sobre a responsabilidade tributária da Amazon vêm apesar das críticas públicas do presidente Trump à Amazon e a Bezos por não pagar impostos suficientes. O presidente havia prometido que sua nova lei fiscal acabaria com incentivos e fecharia brechas, mas está claro que não é o caso, diz Wamhoff.

“Esta é outra situação em que a retórica do presidente Trump é completamente divorciada do que ele faz e do que suas políticas fazem”, explicou Wamhoff. “A parte sobre o corte da taxa de imposto corporativo era verdadeira. E eliminaram algumas taxas de impostos corporativos, mas não todas ”.

Ele acrescentou: “A receita do imposto corporativo foi um grande fracasso. Não vamos ver as corporações repentinamente pagando mais. Percebemos isso no caso da Amazon”.

O declínio da receita tributária apenas ampliou os déficits, à medida que a dívida nacional aumentou e ultrapassou US $ 22 trilhões.

Cointimes Awards

Quer entender como a Amazon consegue ser tão grande e pagar 0 de impostos? Ouça nosso podcast:


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br