A Glassnode, empresa de análise de dados no blockchain, publicou mais um relatório com dados onchain sobre o Bitcoin e dessa vez as notícias não são tão positivas para a rede.

A criptomoeda teve uma recente alta e está sendo negociada na faixa dos US$ 10.692,07 ou R$ 56.922,00 no Brasil, mas os fundamentos da rede estão em queda. De acordo com dados da Glassnode, a saúde da rede do BTC caiu 9 pontos.

“Network Health permaneceu na zona forte com 65 pontos para a semana 37, mas ainda viu uma redução significativa de 9 pontos na semana anterior. O crescimento da rede e a atividade da rede foram atingidos conforme as transações em cadeia diminuíram e menos novos usuários ingressaram na rede.”

, afirmou a Glassnode.

A liquidez também perdeu 9 pontos e saiu da zona bullish para a neutra. Como resultado, poderemos ver mais volatilidade pela frente.

Bitcoin sendo trocado como reserva de valor?

O relatório também mostra preocupação com a perda de dominância do Bitcoin para outros criptoativos, principalmente para o mercado DeFi (finanças descentralizadas), enquanto o Ethereum continua em crescimento acelerado – com performance superior ao btc.

“A questão para esse mercado em alta é se os investidores moverão os lucros dos tokens DeFi de alto rendimento para o BTC ou para outro ativo, como ETH ou stablecoins. Muitos investidores agora falam de “stacking wei” em vez de “stacking sats”, significando uma mudança potencial no status do BTC como reserva de valor padrão nos mercados de criptomoedas.

À medida que as comunidades Bitcoin e Ethereum divergem cada vez mais em sua filosofia e demografia, o BTC tem mais chance de atrair investimentos de fundos de hedge tradicionais do que a comunidade DeFi.”