Nesta semana, o mercado do bitcoin (BTC) está equilibrado; continua em tendência de baixa, no entanto, algumas divergências de alta estão aparecendo nas métricas selecionadas pela empresa de análise on-chain Glassnode.

Conforme relatamos mais cedo no Resumo de Mercado, o bitcoin saltou inicialmente acima de US$ 42.000, mas falhou novamente e atualmente está em torno desse nível. Como resultado, sua capitalização de mercado caiu abaixo de US$ 800 bilhões.

Atualmente, o preço do bitcoin está sendo negociado em queda de aproximadamente 35% em relação ao ATH. Conforme a Glassnode apontou no relatório, cerca de 30% da oferta circulante das moedas estão em prejuízo, indicando um “suporte historicamente importante”. 

Bitcoin corre risco
Preço do bitcoin (BTC) – Fonte: CoinGoLive.com

Considerando o preço dentro deste suporte, a empresa ainda adicionou que a proporção de entidades com um saldo médio de moedas no lucro caiu para 71,8% e que historicamente, esse nível de baixa lucratividade ocorreu nos estágios posteriores das tendências de baixa.

A incerteza atual que paira sobre o mercado de Bitcoin está abalando o equilíbrio dos Investidores e traders que parecem estar digerindo as possibilidades macro dentro desse novo regime inflacionário que os mercados entraram, ao lado de um Federal Reserve cada vez mais agressivo.

Leia também: Bitcoin sobe 5% enquanto inflação dos EUA chega a 7%

Na tentativa de recuperar o equilíbrio depois dos tombos de preço, 3 pontos foram analisados pela Glassnode e são importantes de serem levados em conta pelo investidor.

Os ursos estão em busca dos lucros dos HODLers

À medida que os ursos pressionam o grupo de hodlers com lucro, os touros do Bitcoin estão defendendo um nível historicamente significativo da métrica Percentual de Oferta em Lucro.

Com relação ao volume transacionado, a Glassnode afirma que cerca de 40% do volume gasto está em lucro, valor baixo, atingindo níveis que historicamente coincidem com a capitulação. 

Instâncias passadas nesse nível precederam uma reversão de alta.

A capitulação, nos círculos financeiros, é o termo usado para indicar o momento em que os investidores decidiram desistir de tentar recuperar ganhos perdidos como resultado da queda dos preços dos tokens negociados em bolsa.

Dinâmica da oferta se aproxima de um novo equilíbrio

Apesar da empresa de análise apontar o fim do mercado baixista para o Bitcoin, devemos prestar atenção em outra dinâmica. 

“Em resumo, há evidências de que o mercado está alcançando alguma forma de equilíbrio de preço e momento, dentro do que é uma estrutura de mercado de baixa mais ampla”, segundo a Glassnode. 

Conforme os ursos fazem pressão, as Perdas Realizadas permanecem elevadas e com tendência de alta, já que os detentores de moedas em prejuízo gastam as que foram adquiridas perto do topo do mercado.

A consistência de grandes eventos de realização de perdas é indicativa de inquietação no mercado, mas também reflete uma estimativa de entrada de demanda para absorver essas moedas gastas.

Por isso, períodos sustentados de grande perda realizadas colocam o ônus sobre os touros para provar suporte de demanda suficiente. 

Abaixo o gráfico da diferença entre os valores realizados de investidores de longo prazo (LTH) e novos entrantes (STH).

  • Valores negativos (vermelho) sinalizam que STH realizam mais, atitude normal em mercado de touros.
  • Valores positivos (verde) mostra que os LTHs realizam mais, comportamento de lateralização/baixa.

Mercados de derivativos permanecem aquecidos (curto prazo)

Apesar da dinâmica de fornecimento de médio a longo prazo estar favorável, os mercados futuros permanecem um barril de pólvora para a volatilidade de curto prazo.

Segundo a Glassnode: “Desde abril de 2021, quando combinado com grandes pivôs na ação do preço, à medida que o risco de um aperto curto ou longo aumenta, essa volatilidade se resolveu em eventos de desalavancagem em todo o mercado”.

Entenda que quando os juros em aberto aumentam, significa que mais dinheiro está entrando no contrato de futuros e, quando os juros em aberto caem, significa que o dinheiro está saindo do contrato.

Juntamente com o aumento dos juros em aberto e um viés que parece ser de um mercado curto e pesado, o risco de uma desalavancagem para o lado positivo permanece em jogo.

Você ainda pode se aprofundar mais na análise da rede com o relatório completo da Glassnode e também assistindo o Resumo da Semana do Jaragua

Fique ligado no grupo do Telegram do Cointimes para receber as próximas análises on-chain.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br