Alter - Criptoback

A plataforma de análise Santiment alertou os touros do Bitcoin sobre as perspectivas pessimistas da criptomoeda em sua última análise que leva em conta dados on-chain, sentimento da comunidade e comportamento do mercado.

Ela destacou um declínio acentuado no número de endereços ativos diários (DAA) na rede Bitcoin. Os dados refletiram que agora existem menos carteiras que enviam ou recebem Bitcoins no dia-a-dia. O estudo argumenta por uma forte correlação entre o DAA e a ação do preço do BTC.

“Por exemplo, ao longo do primeiro trimestre de 2019, o DAA estava crescendo continuamente antes de o mercado começar a se recuperar. O mesmo vale para julho de 2019, quando um declínio no DAA precedeu um declínio no preço.”, diz a publicação.

O gráfico dos endereços ativos diários e divergência de preço sugere uma correção baixista
O gráfico dos endereços ativos diários e divergência de preço sugere uma correção baixista. Fonte: Santiment

O padrão sugeriu se repetir em agosto de 2020, observou. As leituras retornaram duas barras vermelhas de dez por cento de comprimento – como as vistas antes da queda de março de 2020. Eles levaram Santiment a esperar quedas na cotação do Bitcoin.

“Este é um grande indicador de advertência de que se o DAA não melhorar em breve, um retrocesso médio a grande pode ocorrer até o final de agosto”, previu o portal.

Retrocesso do Bitcoin

A análise foi publicada logo após uma correção de 8% no preço do BTC ocorrer, levando a criptomoeda a cair do nível dos 12 mil dólares. O relatório da Mercurius Research também alertou sobre o índice de medo e ganância do mercado ter subido para extrema ganância no dia 10 de agosto.

Alter - Criptoback

Supostamente a correção também ocorreu para neutralizar o Indicador de Força Relativa (RSI) excessivamente comprado do Bitcoin.

Gráfico do preço do Bitcoin no TradingView mostrando o BTC neutralizando seu RSI sobrecomprado
Gráfico do preço do Bitcoin no TradingView mostrando o BTC neutralizando seu RSI sobrecomprado. Fonte: Bitcoinist.

Apesar disso, o Bitcoin pode continuar subindo

Santiment também favoreceu um cenário de alta, apesar de suas preocupações com a queda dos DAAs. Só que desta vez, a empresa se referia ao Network Value to Transaction (NVT) do Bitcoin. Esse indicador se refere a uma proporção do valor da rede (valor de mercado) pelo volume diário em USD transmitido através do blockchain.

Ele serve para medir a relação entre a avaliação geral da rede do Bitcoin e o valor das transações que passam por ele. Um NVT mais alto mostra crescimento, indicando que os investidores esperam um retorno maior do investimento. Um inferior, por outro lado, expressa fraqueza.

Comparação entre preço de Bitcoin e NVT
Comparação entre preço de Bitcoin e NVT, conforme destacado pelo Santiment

Ultimamente, o NVT está tendendo em território neutro, nem subindo nem caindo em margens exponenciais. É um sinal de que os traders ainda estão esperando para observar os próximos movimentos de preço do Bitcoin.

Alter - Criptoback

“Os tokens únicos que estão sendo movidos na rede do Bitcoin foram se movendo para frente e para trás em um estado neutro durante grande parte de agosto”, escreveu Santiment. “Este é, na verdade, um sinal positivo, já que junho e julho mostraram que havia um déficit notável em seu NVT, que prenunciava que o nível recente de US$ 12.000 era um pouco alto.”

O empresa de análise recomendou que os investidores fiquem de olho no NVT para prever a próxima direção do preço do Bitcoin em agosto. Por outro lado, a Glassnode afirmou que apesar dos fundamentos da rede estarem desacelerando, muitos sinais da rede apontam para o potencial de novos aumentos de preços.

Leia também a análise de dados onchain da Glassnode.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br