Apesar de complementares, essas duas modalidades de análise têm suas diferenças.
Na atual conjuntura macroeconômica e do mercado de criptomoedas, não é incomum se perguntar: qual a melhor modalidade de análise, técnica ou fundamentalista?
Técnica? Gráficos? Fundamentos?
Primeiramente, vamos aos conceitos.
A análise técnica serve para compreender padrões de movimentos utilizando-se do histórico somados ao grupo de indicadores matemáticos por meio do gráfico. Esse tipo de análise foi popularizada principalmente por um jornalista chamado Charles Dow, que hoje empresta seu nome ao mais tradicional índice acionário dos Estados Unidos, o famoso Dow Jones. Sabiam dessa?
Para Dow, o investidor que tivesse apenas informações públicas à sua disposição dificilmente conseguiria lucrar com ações tentando precificá-la de modo mais eficiente que os outros investidores.

Por sua vez, a análise fundamentalista estuda a perspectiva de um determinado ativo, de forma que o investidor entenda o seu projeto como um todo e as probabilidades de resultado no médio e no longo prazo.
Essa é uma maneira de entender a fundo todo o projeto e a real utilização que ele trará ao mercado e aos usuários do seu ativo. Tendo isso em vista, o investidor irá avaliar se aquele determinado ativo é ou não interessante de se ter em seu portfólio de ativos na carteira de investimentos.

A análise fundamentalista também funciona no sentido de estudar todo um viés macroeconômico para entender determinados setores de investimento: se estão indo bem ou não, se está na hora de utilizar alguma estratégia de acumulação ou ficar de fora até aparecer uma oportunidade que mais lhe convém.
Diferenças importantes
A análise fundamentalista é utilizada pelos investidores para acompanhar de perto o determinado ativo e assim entender se faz sentido ter parte de seu capital investido nele ou não.
Já a análise técnica, em vez de ter como base fundamentos de projetos para investir, utiliza mais indicadores baseados em equações matemáticas e volume de negociação, entre várias outras estratégias para entender o comportamento de algum ativo no passado e o que poderá acontecer no futuro, para então tomar suas decisões em seu investimento.
Mas a pergunta é: alguma análise é melhor que a outra?
Definitivamente não. Cabe ao investidor entender o que faz mais sentido na hora de tomar suas decisões. Com o passar do tempo, ele irá construir toda uma tese de investimentos para desenvolver da melhor maneira possível qual direcionamento irá tomar para essas escolhas.
No mercado de criptomoedas, essas duas modalidades de investimento andam de mãos dadas porque, como se trata de um mercado ainda em expansão, muitos projetos estão sendo construídos, mas o potencial de crescimento dele é bem maior que o de empresas já consolidadas no mercado tradicional, por exemplo.
Em sua jornada, o investidor de criptomoedas entende que, ao acompanhar não só de forma gráfica ou baseando-se em indicadores matemáticos, ele poderá ter muita assimetria em seu capital, compreendendo os fundamentos que envolvem esse mercado.
Para saber mais sobre modalidades de análise, vem para o Discord da Foxbit para conversar com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos principais acontecimentos do mercado!