O Bitcoin (BTC) está há 195 dias em seu mais recente movimento lateral, parte de um período mais amplo de dois anos marcado por uma ação de preço lenta e ralis de curta duração. De acordo com um analista de criptomoedas, apenas 36 dias de ganhos significativos definiram este ciclo, enquanto o restante foi uma luta incessante. Apesar do claro cansaço do mercado e das repetidas novas baixas, o analista insiste que o ciclo ainda não acabou.
O ciclo atual do mercado de Bitcoin está sendo examinado de perto, com uma nova análise do analista especialista Crypto Con que investiga profundamente os movimentos passados da criptomoeda, revelando dois anos completos de ação de preço lateral com apenas breves períodos de impulso ascendente. O gráfico do analista, intitulado “Ciclo 4 Faixas e Expansões”, destaca um padrão de atividade prolongada dentro de faixas, interrompida por curtos surtos de expansão. Até agora, Crypto Con observa que o Bitcoin está consolidando há 195 dias consecutivos desde 18 de dezembro de 2024, sem estabelecer um novo pico local.
A análise do gráfico mostra que o tempo total gasto em expansão ascendente real em todo o ciclo é de apenas 5,76 meses. Ainda mais interessante é o fato de que, ao isolar os dias em que o Bitcoin registrou novos picos locais, o número se reduz a apenas 36 dias. Segundo o especialista de mercado, esses surtos de expansão são responsáveis por todos os aumentos significativos de preço do Bitcoin durante seu ciclo atual. Cada fase de expansão também ocorreu dentro de janelas extremamente estreitas—tipicamente de apenas dois a cinco dias de duração. O restante do ciclo após isso tem sido caracterizado por uma luta lenta consistente e longos períodos de consolidação de preços, onde o impulso desaparece e o mercado luta para avançar.
Uma análise mais detalhada da seção inferior do gráfico de Crypto Con, que remove os surtos de expansão, mostra como o preço do Bitcoin permaneceu essencialmente estável ou em tendência de baixa ao longo do ciclo. As principais fases laterais em 2023 e 2024 duraram 192 dias e 238 dias, respectivamente, oferecendo um mínimo de alta sustentada. A faixa atual de 2025 agora se estendeu para perto de 200 dias, continuando a tendência de inatividade do mercado. Apesar da estagnação prolongada, Crypto Con mantém que este ciclo ainda não acabou. Ele sugere que a prolongada acumulação e consolidação do Bitcoin pode estar acumulando pressão para uma ruptura significativa.
O gráfico também mostra o próximo alvo potencial de alta do Bitcoin entre $165.000 e $180.000. Atualmente, a principal criptomoeda está sendo negociada a $106.990, o que significa que um salto em qualquer lugar entre esses alvos representaria um aumento de preço de mais de 54%. Se os padrões anteriores se mantiverem, o próximo grande movimento do BTC pode chegar rapidamente, já que as expansões passadas tiveram seu impacto em apenas algumas sessões de negociação. Até que esse momento chegue, o Bitcoin permanece preso no que está se configurando como o ciclo mais lento e possivelmente o mais testador de paciência até hoje.