Coingoback

Pela primeira vez em 5 anos o fundo GBTC da Grayscale apresentou premium negativo, dando sinal amarelo para muitos investidores de bitcoin

O que é o premium do GBTC? O prêmio do GBTC é uma porcentagem acima/abaixo do preço no mercado spot, ou seja, ele indica o sentimento de quanto a mais os investidores institucionais estão dispostos a pagar para comprar bitcoin de um fundo regulado. 

Historicamente, valores baixos de prêmio indicam reversão de tendência e sentimento negativo para o mercado institucional. Já valores altos podem indicar topos e entusiasmo nas compras. Como podemos ver no gráfico abaixo, pela primeira vez em 5 anos o prêmio de negociação das ações do fundo está negativo. 

Premium GBTC
Fonte: Ycharts

O premium do GTBC é calculado com a seguinte fórumula = (preço implicado do GBTC – taxa do Dólar – Preço do Bitcoin)/Preço do Bitcoin)*100, onde a taxa implicada do GBTC BTC- USD é = preço do GBTC*(1/0,00096312). 

Possíveis explicações para o prêmio negativo

Primeiramente, essa métrica pode implicar na falta de interesse dos investidores institucionais pelo Bitcoin. Se essa tese for confirmada poderemos ver uma reversão de tendência ou diminuição no movimento de alta dos últimos meses, a não ser que o varejo entre com força total como ocorreu em 2017.

Outra explicação sugere que o interesse pelo bitcoin não caiu, apenas o uso da GBTC. Com a Tesla e outras empresas públicas detendo bitcoin existe a tese de investimento via proxy, na qual instituições compram ações para indiretamente se expor ao btc. 

Até mesmo outros veículos de investimentos como ETFs e compras diretas poderiam afetar a confiança nesse indicador, visto que o GBTC não é mais a melhor porta de entrada para alguns players. 

Em resumo, não podemos confiar completamente nessa métrica para indicar uma reversão de tendência, mas é um sinal amarelo para alguns investidores.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br