Cointimes
Legislação

Após implosão da UST, Secretária do Tesouro dos EUA clama por regulamentação das stablecoins até o final de 2022

Janet Yellen

Janet Yellen, Secretária do Tesouro dos EUA

A Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, reafirmou a sua posição favorável a uma regulamentação mais dura sobre as stablecoins após colapso da TerraUSD (UST).

É importante que as stablecoins (moedas digitais atreladas ao valor do dólar) tenham uma regulamentação por parte do Congresso até o final do ano, defendeu Yellen nesta terça-feira (10) durante o testemunho anual perante o Comitê Bancário do Senado americano.

“[As stablecoins apresentam] riscos que podem ameaçar a estabilidade financeira, riscos associados a um sistema de pagamento e sua integridade e riscos associados ao aumento da concentração se as stablecoins forem emitidas por empresas que já possuem um poder de mercado substancial”, disse Yellen. “Definitivamente, vemos riscos significativos.”

Esses riscos não são hipotéticos, estão ocorrendo em tempo real, acrescentou Yellen. Citando o mais recente fiasco da UST, a Secretária do Tesouro disse:

“Uma stablecoin conhecida como TerraUSD passou por uma corrida [“bancária”] e caiu de valor. Acho que isso simplesmente ilustra que este é um produto em rápido crescimento e que há riscos em rápido crescimento.”

Para a Senadora Catherine Cortez Masto, também presente na reunião do Comitê, existem muitos riscos associados às criptomoedas, o que pode ser muito perigoso já que esse mercado já ultrapassou o tamanho do mercado de hipotecas subprime, que desencadeou a crise de 2008 nos EUA.

O Tesouro emitirá um “relatório abrangente” sobre criptomoedas e stablecoins “em breve”, disse Yellen, como parte de uma solicitação do Grupo de Trabalho do Presidente sobre Mercados Financeiros (PWG).

O valor agregado das stablecoins cresceu no ano passado para mais de US$ 180 bilhões em março de 2022, observou o Banco Central dos EUA em seu relatório de estabilidade financeira, divulgado na segunda-feira.

O setor de stablecoin é altamente concentrado, acrescentou o relatório, com as três maiores emissores de stablecoins (Tether, USDCoin e BinanceUSD) representando mais de 80% do valor total de mercado. Anteriormente, a TerraUSD era a terceira maior em capitalização de mercado até o colapso de segunda-feira.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Posts relacionados

Desastre? Senado aprova regulamentação do mercado de criptomoedas no Brasil

Neto Guaraci
27 de abril de 2022

Coréia do Sul avança com novo projeto de lei para legalizar criptomoedas

Gustavo Marinho
29 de novembro de 2019

Partidos políticos vão fazer especulação imobiliária com seu dinheiro

Cointimes
19 de setembro de 2019
Sair da versão mobile