Bitcoin é um ativo para todos, mas isso não significa que as baleias não engulam tantas moedas quanto podem, com a intenção de às vezes devolvê-las e causar uma grande onda em todo o mercado.

Agora mesmo, em uma das plataformas de negociação de criptomoedas mais proeminentes do mercado, uma batalha entre essas baleias está ocorrendo, fazendo com que ambas as posições compradas e vendidas atinjam níveis mais altos de todos os tempos. Mas qual lado vai ganhar e o que vai acontecer quando ela finalmente explodir?

Baleias de bitcoin levaram o interesse em aberto na Bitfinex em longs e shorts para recordes

A ação do preço do Bitcoin ainda está cambaleando, em busca de suporte suficiente para acabar com a atual desaceleração. Quanto mais tempo leva para que esse suporte se forme, menos chances de o mercado em alta simplesmente voltar a atingir novos recordes.

Mas porque há muito em jogo se isso acontecer ou não, os grandes players na plataforma de trading Bitfinex abriram uma das posições mais longas da história.

No entanto, com a alta de ontem, mais de 15.000 BTC em shorts foram preenchidos, também trazendo posições vendidas na bolsa mais conhecida por baleias para níveis de pico.

Essas posições já estão submersas com o movimento para cima, mas o preço do Bitcoin desde então recuou para permitir que as baleias pessimistas respirem um pouco. Depois de recuperar o fôlego, eles poderiam tentar fazer barulho e mover o mercado na direção que desejam – que é claramente para baixo?

Shorts batem recorde de mais de 1 ano.
Posições em shorts chegam a níveis tão altos quanto em março de 2020 na Bitfinex. Fonte: TradingView.

Ursos e touros: quem irá ganhar?

Os traders na Bitfinex estão significativamente alavancados também na compra, chegando a mais de US$ 1,7 bilhão em posições long. A Bitfinex é conhecida por sua baixa alavancagem, permitindo que os negociantes absorvam grandes perdas sem liquidação.

As posições vendidas estavam em um recorde de baixa, então dispararam em quase US$ 500 milhões do que é possivelmente de uma única grande baleia. Espremer um trader desse tamanho, dada a alavancagem, parece improvável.

longs vs shorts na Bitfinex
Quem deve ganhar, longs ou shorts? Fonte dos dados: BlockchainWhispers e Bitcoinist.

Ficar sentado em uma posição comprada esperando o lado positivo voltar ao Bitcoin faz sentido, mesmo que seja um jogo de paciência, mas ficar em short enquanto o Bitcoin sobe não parece lógico.

Ou seja, a menos que haja uma estratégia envolvida, esta baleia em short pode saber algo que o resto do mercado não sabe.

Será que essa baleia do bitcoin ganhará muito dinheiro com uma queda muito mais profunda, enquanto o resto do mercado está comprado e pronto para outro aperto? Ou será a baleia pessimista que será espremida? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br