Passfolio

Você já deve ter ouvido falar em staking, mas talvez não tenha entendido o que significa esta modalidade de investimento. Aqui vamos explicar exatamente o que é staking e como você pode conseguir rendimentos interessantes ao aplicar em projetos blockchain através do aplicativo da Nox.

O que é staking?

Staking é um verbo emprestado do inglês que literalmente significaria “estacando” (de estaca, mesmo, aquele pedaço de madeira ou metal com uma ponta, normalmente utilizado para apoiar/cercar árvores). Então em uma interpretação literal, staking seria o ato de colocar estacas para sustentar o crescimento de algo.

Até que faz sentido pensar nisso desta maneira, e você já vai entender o porquê, mas o conceito utilizado em cripto realmente vem do mercado financeiro e das casas de apostas; onde investidores ou apostadores colocam dinheiro “em risco” – ou, na tradução original: “at stake”.

O investidor ou apostador que coloca dinheiro “at stake” (em risco) é um “stakeholder” (aquele que assume o risco) sobre um investimento ou aposta. Ele o faz [staking] na expectativa de obter um retorno financeiro maior que o risco assumido.

Passfolio

Em cripto, existem alguns projetos blockchain que utilizam o Proof of Stake para validar as transações realizadas na rede, da mesma forma como os mineradores de Bitcoin – ou de outras redes Proof of Work – utilizam ASICs ou placas de vídeo para gerar trabalho computacional que cria blocos, também validando as transações.

É um jeito diferente de alcançar um resultado parecido e isso dá muito certo para estas blockchains.

Para participar do Proof of Stake, o “stakeholder” não precisa comprar máquinas caras e gastar energia, mas apenas fazer o staking dos ativos que tem em carteira, provando para a rede que ele tem interesse naquele projeto e está disposto a “colocar algo em risco”. Um termo muito utilizado é o “skin in the game”, que significa que o investidor coloca sua “própria pele” em jogo, demonstrando o quanto acredita no projeto.

Igual a mineração pode render lucro para os mineradores através da criação de novas moedas, em um sistema de inflação controlada, o staking permite aos investidores receberem uma parte proporcional do dinheiro “at stake” investido naquela rede.

Quanto mais investidores colocam “skin in the game”, menor o rendimento líquido para os outros participantes, já que as recompensas são diluídas entre todos os stakeholders, mas não pense que isso é algo negativo!

Mais pessoas fazendo staking significa maior descentralização e distribuição dos votos na rede, o que ajuda com a segurança. Se a rede fica mais segura, ela também fica mais valiosa aos olhos do mercado – o que pode influenciar no aumento do preço no longo prazo, beneficiando todos os investidores.

Diferente do staking de muitas corretoras e outros prestadores de serviço, suas moedas não ficam travadas quando você faz staking com a Nox Bitcoin. Desta forma o cliente continua livre para mover seus fundos com total liquidez a qualquer momento, enquanto recebe os rendimentos proporcionais.

Pareceu complicado?

Para quem está chegando agora e até mesmo para alguns investidores mais experientes no mercado de criptomoedas toda essa dinâmica realmente pode parecer complicada e é por isso que a Nox Bitcoin decidiu atender esta grande demanda relacionada ao staking.

No aplicativo da Nox é possível comprar ativos de redes Proof of Stake e se tornar um “stakeholder” em poucos toques na tela do smartphone. Com uma ferramenta de staking automático, caso a blockchain do token que você está investindo permitir esta opção, sua carteira passará a receber rendimentos proporcionais ao saldo atual.

Por exemplo, na rede do Ethereum, seu ETH em carteira rende cerca de 4,9% ao ano com staking.

Outros tokens que também oferecem rendimentos por staking anuais (e os valores aproximados, que dependem da frequência de emissão de novas moedas em cada uma delas):

  • Solana (SOL): 5,8% a.a.
  • Avalanche (AVAX): 9,4% a.a.
  • Polkadot (DOT): 13,9% a.a. 
  • LooksRare (LOOK): 49,64% a.a.

O que está esperando? A melhor maneira de aprender é experimentando.

Baixe o aplicativo da Nox Bitcoin, deposite BRL, compre seus ativos de uma rede Proof of Stake e comece agora mesmo a fazer staking e receber rendimentos automaticamente sobre o que você tem investido.

Passfolio