Breaking News  
Ardor – Criptomoeda escalável e voltada para negócios Altcoins

Ardor – Criptomoeda escalável e voltada para negócios

Ardor, a plataforma para negócios no blockchain.

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Os desenvolvedores do projeto não gostam que ele seja chamado de apenas uma outra criptomoeda, a história dela é tão esquisita quanto a do Bitcoin e o público alvo são empresários e negócios.

Conheça essa plataforma que pode revolucionar o mundo das criptomoedas.

Uma plataforma escalável

Ardor é uma plataforma desenvolvida para integrar negócios em diversas blockchains separadas, mas unidas no processamento das transações, uma espécie de “hydra criptográfica”.

Esse tipo de arquitetura, chamada de childchain, permite que vários blockchains tenham a segurança de uma rede sólida e única, mas com a vantagem de que só as informações mais importantes de cada blockchain são gravadas na rede principal.

O vídeo mostra como o sistema funciona:

Funcionalidades nos negócios

O principal produto que a Ardor entrega é o blockchain como serviço, é possível montar várias configurações e integrações de blockchain e criar diversos  projetos. Aqui vão alguns exemplos:

Funções da plataforma Ardor

  • Data Cloud: É possível fazer o upload dos seus arquivos para uma cloud descentralizada;
  • Sistema Monetário: Você pode criar sua própria criptomoeda dentro do ambiente da Ardor e determinar inclusive o algoritmo de mineração;
  • Assets: Quer criar sua campanha de crowdfunding ou fazer um ICO? A ardor tem os assets e os single assets (bom para criação de colecionáveis);
  • Sistema de mensagens criptografado: Um sistema de mensagens público ou criptografado;
  • Sistema de votação: É possível criar votações de acordo com a quantidade de moedas
  • Faseamento: Criar transações de acordo com o resultado de outras transações e votações.
  • Mercado Descentralizado: Você pode criar um mercado descentralizado;

Todas as funções acima você pode ter dentro do seu blockchain e combiná-las para de acordo com o que você precisa. Por exemplo, você pode utilizar os recursos dos assets e criar uma exchange, sem precisar programar.

História e desenvolvimento atual

Ardor foi criada a partir da criptomoeda NXT, uma plataforma que contém todas as funções da ARDR sem a parte das childchains, escalabilidade e interoperabilidade.

A NXT surgiu de um desenvolvedor anônimo que sumiu após ter alegado perseguição de órgãos estatais, desde então o projeto é tocado por Jean-Luke, Riker e diversos outros programadores da comunidade.

Foi inovador em diversos aspectos, foram os primeiros a criarem um blockchain completamente operacional somente por Proof of Stake, foram um dos primeiros ICOs no espaço das criptomoedas e desenharam uma plataforma com o código do zero (inovação para a época).

A proposta de desenvolvimento da ARDOR foi lançada em 2016 e causou cisão na comunidade, que se separou em outros dois diferentes projetos, Komodo e Waves. Os desenvolvedores que sobraram compõe o time atual.

O próximo milestone para a equipe é criar um mecanismo para a criação fácil de blockchains, atualmente você precisa pedir a inclusão do seu Blockchain dentro do sistema. A ideia é criar um blockchain em um clique só.

Mineração ecológica

Raspberry Pi minerando Ardor Coin
Fonte:https://twitter.com/blockchainguide/status/946527709521465346

A NXT foi a primeira moeda a utilizar um sistema puramente de PoS (Proof of Stake), que é um método para validação de transações sem gastar muita energia. Essa característica também foi herdada para a rede Ardr.

Na foto acima o usuário do Twitter @blockchainguide mostra sua mineradora de Ardor, ele usou apenas um raspberry pi (pequeno computador de baixo consumo) e um painel solar para alimentá-lo. Claramente uma maneira mais eficiente de mineração do que o Bitcoin.  Na verdade você apenas precisa apenas de um computador comum e uma boa quantidade de moedas, pois quanto mais você tiver maiores são suas chances de forjar(termo mais adequado do que minerar) um bloco. Legal né?

Mas e se você não tiver muitas moedas? Bom, o sistema permite o empréstimo de moedas sem o perigo de perdê-las, assim você pode juntar alguns amigos e aumentar as chances de forjar um bloco.

Preço e futuro da Ardor

A criptomoeda teve seu pico de preço 15 dias após seu lançamento, chegando a um total de 2,15 dólares no dia 15/01/2018.

Atualmente cada moeda custa aproximadamente 0,32 centavos de dólar,  sendo algo extremamente positivo  para quem vai criar transações na rede.

O futuro da criptomoeda é incerto, a comunidade já foi muito maior e por brigas internas perdeu diversos talentos. Apesar de tudo isso, os principais desenvolvedores estão sempre ativos na comunidade e já estão programando blockchains por mais de 4 anos.

Em suma, se sua ideia é criar algum processo no seu negócio dentro de um blockchain, e não tem muitos recursos para manter um programador e alguns nodes, então talvez você devesse utilizar essa tecnologia de baixo custo, inovativa e pouco explorada.

E aí, gostou de conhecer a Ardor? Já pensou no que você pode fazer com ela no seu negócio?

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Sou estudante de Gestão de Negócios e Inovação na Fatec-Sebrae. Trabalho na Foxbit, ajudo na criação de conteúdo. Amo falar sobre criptomoedas, liberdade financeira e empreendedorismo. Se você também gosta, entre em contato. :)

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.