Cointimes
Blockchain

As CBDCs serão melhores do que moedas tradicionais?

CBDC (Central Bank Digital Currency) Abstract Cryptocurrency. With a dark background and a world map. Graphic concept for your design.

Os bancos centrais podem estar diante de uma oportunidade histórica de moldar um novo formato de dinheiro.

As moedas digitais de bancos centrais (CBDCs), hoje ainda não podem ser usadas em pagamentos internacionais, mas as transações que provavelmente mais se beneficiarão com as CBDCs são os pagamentos de atacado internacionais, incluindo câmbio e negociação de títulos, ao oferecer mais segurança nos pagamentos.

A inovação com a CBDC é a adoção de tokens digitais como um novo formato de dinheiro, que permite transações ponto-a-ponto, independentemente do espaço e do tempo.

Segundo Arthur Hayes, CEO da Bitmex, “As pessoas pensam que os bancos odeiam o Bitcoin; Não, eles odeiam quando uma forma de dinheiro ou ativo financeiro escapa de sua capacidade de rehipotecá-lo e/ou cobrar comissões para negociá-lo. Também é provável que não seja uma ameaça existencial aos bancos, como algumas pessoas acham que é. O evento de nível de extinção para bancos comerciais não é Bitcoin ou qualquer outro ativo digital privado, é o seu governo doméstico permitindo que a população mantenha contas diretamente com o Banco Central”.

Leia também: O bitcoin salvará os bancos, entenda como

O uso de CBDC é naturalmente mais forte onde esse tipo de moeda desempenha um papel especial, como no caso de pagamentos internacionais.

Os pagamentos no varejo também podem se beneficiar com CBDC, mas num menor grau, já que esse tipo de transação muitas vezes envolve valores menores, além de que no mercado hoje já existem inúmeros meios de pagamento alternativos mais consolidados.

Por outro lado, do ponto de vista das políticas públicas, o acesso dessas moedas para o público em geral pode ser considerado essencial para servir em uma gama mais ampla de plataformas de pagamento que apoiam a inovação financeira.

Está ficando bem claro que hoje a economia precisa de um formato de dinheiro adaptado às mudanças nas demandas de pagamentos. 

Outro fator interessante é que os tokens digitais são programáveis e, portanto, permitiriam incorporar lógicas complexas de negócios em tokens para eventos pré-determinados, por exemplo.

Um futuro CBDC pode oferecer a funcionalidade e o controle necessários que podem transformar o papel do dinheiro do banco central nas transações internacionais, reduzir os riscos e aumentar a eficiência dos pagamentos internacionais e offshore. 

Vale salientar, porém, que a distribuição e o desenho do CBDC serão essenciais, e determinarão até que ponto ele poderá substituir os depósitos bancários e as formas tradicionais de transação.

As moedas digitais dos BCs competem com o Bitcoin?

Embora possam trazer vantagens em relação à moeda tradicional que temos hoje, as CBDCs não são capazes de competir com Bitcoin. Isso porque sua natureza centralizada não é capaz de fornecer um meio de pagamento realmente livre de intermediários e resistente à censura.

Entenda melhor ouvindo o podcast “O que é um CBDC? A moeda digital do Estado vai desbancar o bitcoin?” ou assistindo o vídeo completo abaixo:

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile