Como faz periodicamente, a Ecoinometrics publicou um novo relatório, atualizando as condições de mercado.

O relatório é iniciado com bom humor, afirmando que parece que o Bitcoin está ficando chato atualmente: sem grandes tendências ou movimentos. Além de FUDs, nada de muito novo.

Outubro está chegando e o Bitcoin permanece no drawdown iniciado em abril. Essa ainda não é a queda mais longa que vimos em um mercado de alta pós-halving, mas está chegando perto.

No início deste ano, as coisas estavam parecendo muito boas e por um tempo foi um palpite justo pensar que teríamos o mesmo tipo de ciclo que tínhamos no passado.

Vamos analisar alguns gráficos:

Bitcoin depois do 3º halving
Bitcoin depois do 3º halving

Muitas pessoas que compraram posições no ano passado apostando que em outubro deste ano atingiríamos US$ 200.000 já estão começando a duvidar de suas teses.

Segundo o relatório, se essa tese de apostar no Bitcoin se baseando que o bull market pós-halving seria uma repetição de 2017, então faz todo o sentido. Mas essa hipótese agora está invalidada.

Mas isso significa que o Bitcoin está morto?

Para o Ecoinometrics, não. Se você está jogando o jogo de longo prazo, não há motivos para se preocupar particularmente com a falta de tendência no momento.

Por que?

Primeiro, as pessoas ainda estão comprando Bitcoin? Parece que a resposta é sim.

Bitcoin on-chain: tendência de acumulação vs. preço
Bitcoin on-chain: tendências de acumulação vs. preço

A tendência de acumulação divide os endereços Bitcoin em depósitos com base em quantos BTC cada endereço controla. Em seguida, você simplesmente verifica se cada balde está crescendo (acumulando moedas) ou encolhendo (vendendo moedas).

Isso dá uma ideia de para onde as moedas estão fluindo e o que os peixes pequenos e as baleias estão fazendo.

No momento atual

Bitcoin on-chain: tendência de acumulação
Bitcoin on-chain: tendências de acumulação

Os peixes pequenos (endereços que controlam menos de 1 BTC) estão constantemente comprando mais moedas. Na verdade, os peixes pequenos estão quase de volta aos níveis de acumulação vistos pela última vez quando o BTC atingiu o topo de $ 64k.

As baleias (endereços que controlam 1k a 10k BTC) estão acumulando moedas por volta de US$ 40k.

Além disso, é bastante improvável que a maioria dos hodlers queira vender no nível de preço atual.

Se você olhar a relação entre o valor de mercado e o valor realizado (MVRV, explicação completa aqui), verá que agora o Bitcoin está em torno de 2 (ou seja, no geral, os participantes do mercado estão 100% acima de suas posições de BTC).

Talvez alguns investidores institucionais fiquem contentes em sacar depois de um 2x, mas provavelmente a maioria das pessoas comuns que investem em Bitcoin espera mais.

Pelo lado da oferta, então, parece bastante que o mercado está se preparando para a próxima onda positiva. Ou, pelo menos, não está numa tendência de baixa.

E quanto à demanda então?

Um possível novo ETF de Bitcoin poderá ser autorizado pela SEC em outubro, o que por si já traria uma fonte adicional de pressão de compra nas próximas semanas.

Risco Fed

Mas também pode ser que muitas pessoas estejam segurando caixa enquanto esperam para ver o que o Federal Reserve fará nas próximas semanas. O risco do regime monetário está lá, e com base no momento e no dimensionamento da redução do programa de compra de ativos, as chances são de que possamos ter uma queda no mercado de ações.

Quando essas coisas acontecem, todos os ativos são impactados no curto prazo, incluindo Bitcoin.

Como um todo, a situação dos dados on-chain é otimista para Bitcoin.

Dito isto, o risco de mercado mais cauteloso em relação ao que o Fed fará nos próximos meses provavelmente manterá a demanda baixa, já que os investidores estão esperando para ver, ao invés de pagando para ver.

Leia mais: 

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br