Cointimes
Altcoins

“As criptomoedas não são perfeitas, mas são melhores do que qualquer outra coisa”, diz Elon Musk

Em um podcast recente de Lex Fridman, o bilionário Elon Musk disse que as criptomoedas não são perfeitas, mas são melhores do que qualquer outra coisa que todos nós já vimos. Contudo, ele se referiu à velocidade de transação do Bitcoin como “comicamente baixa” em 2021.

Além disso, ele afirmou que a Dogecoin (DOGE) é fundamentalmente a melhor entre todas, por acidente. Você concorda? Entenda por que o influenciador e CEO da Tesla tem tanto afinco pelas criptomoedas.

Nada melhor do que as criptomoedas 

Durante uma entrevista recente com Lex Fridman, um dos indivíduos mais influentes no universo das criptomoedas – Elon Musk – reiterou seu apoio à indústria de ativos digitais.

Segundo ele, o atual sistema financeiro baseado em moedas fiduciárias está longe de ser perfeito, pois os governos podem “diluir a oferta de moeda” com sua impressão em massa e causar inflação.  

Por outro lado, as criptomoedas são uma inovação tecnológica que “nos leva ao século 21”. Ao contrário de muitas pessoas que caracterizam o dinheiro como detentor de poder, Musk acredita que ele deve ser visto “através das lentes da teoria da informação“. 

A teoria matemática da informação estuda a quantificação, armazenamento e comunicação da informação. Ela foi originalmente proposta por Claude E. Shannon em 1948. Essa teoria é considerada uma das fundadoras das ciências da comunicação.

1 bit de informação pode “viajar” ou para a esquerda ou para a direita. O caminho entre “A” e “D” possui várias bifurcações. Se ele pedir informação nos pontos “A”, “B” e “C”, o número de perguntas para alcançá-lo (nesse caso) é sempre três – Fonte: Wikipedia.org

Ele alega que a tecnologia por trás das criptomoedas parece a forma mais eficaz de transações:

“Pense no dinheiro como um banco de dados para alocação de recursos no tempo e no espaço. De que forma esse sistema de dados deve ser mais eficaz.”

No entanto, o magnata dos negócios discordou da afirmação de que o bitcoin e as moedas alternativas são “ideais”. Eles são simplesmente a melhor forma de financiamento que ocorreu até agora: 

“Não estou dizendo que seja o sistema ideal para uma moeda, mas acho que na verdade é fundamentalmente melhor do que qualquer outra coisa que já vi.”

“Bitcoin é comicamente lento em 2021”

Musk comparou Bitcoin e Doge, preferindo o último. Pois apesar de ter sido criada como uma piada, ou “por acidente”, ainda sim tem seus méritos. Ele lembrou ao entrevistador do podcast que, em comparação com o bitcoin, a DOGE tem um volume de transações maior e uma taxa de transação muito menor do que o BTC.

Média da velocidade de transação BTC, LTC, DOGE e XNO em uma volta

“Você não pode usá-lo [Bitcoin] efetivamente para a maioria das coisas”, disse ele, devido ao custo de transação muito alto. E você não pode nem mesmo dimensionar isso para um volume maior, acrescentou ele.

Desconsiderando a Lightning Network, o chefe da Tesla e da SpaceX se referiu à velocidade de transação do Bitcoin como “comicamente baixa” em 2021 ou se você avançar 10 anos a partir de agora. No entanto, o bilionário disse que, em 2008 – quando a velocidade das conexões de internet era muito pior do que agora – o tamanho pequeno do bloco do Bitcoin e o longo tempo de sincronização faziam sentido. 

Mesmo assim, a criptomoeda de maior capitalização de mercado é uma reserva de valor. As pessoas querem mantê-lo, pois é mais provável que seu valor aumente no futuro, concluiu Musk.

Neste ponto do argumento, outro influenciador financeiro discorda de Elon Musk. Nassim Taleb, o criador do termo de “anti-fragilidade”, acredita que a criptomoeda valerá R$0 futuramente. Ele não participou do podcast, mas publicou um artigo afirmando que a partir do momento que as pessoas não se interessarem no BTC, seu preço cairá para zero, entenda a tese

Leia Mais: 

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Posts relacionados

Polkadot (+9,9%) e Terra (+27,7%) vão muito bem em 24 horas – Resumo de Mercado

Bruno Haacke
10 de setembro de 2021

Criptomoeda Cardano dispara e se torna a 4º maior do mercado

João Victor
8 de fevereiro de 2021

BitPreço facilita que empresas ofereçam negociação de criptomoedas para clientes

Cointimes
5 de maio de 2022
Sair da versão mobile