Cointimes

Carteira de Bitcoin: confira as melhores opções

mulher colocando bitcoin dentro da carteira

Nesse post eu vou te ensinar como escolher uma carteira de Bitcoin e quais são as melhores opções para você guardar sua critpomoeda.

Quando eu comprei minhas primeiras frações de bitcoin, me disseram que não era bom deixar em uma Exchange.

Depois eu assisti uma palestra, onde o Marcos Henrique, um dos sócios da Foxbit, disse que lugar de Bitcoin é na carteira. Se você não vai fazer trade, é melhor deixá-los em uma carteira, dizia ele. Entretanto, eu tinha medo de tirar minhas frações da Foxbit porque não entendia como funcionava uma carteira.

É muito fácil instalar uma carteira de bitcoin

Mas eu queria ter a experiência de ser o dono do meu próprio dinheiro, como proposto por Satoshi Nakamoto.

Então passei a pesquisar, eu queria ter uma experiência completa com o uso da criptomoeda. A melhor maneira de ter essa experiência é instalando uma carteira de bitcoin.

Baixei a Mycelium no meu celular, anotei e guardei as 12 palavras-chave. Depois transferi as moedas para ela, deste então, elas estão lá. Foi um processo muito simples, não levou mais do que 10 minutos.

Logo, percebi que não há razão para temer, porque realmente é bem seguro, se você tomar os devidos cuidados. Se você seguir as orientações deste texto, você verá que é muito vantajoso usar uma carteira.

A melhor carteira de Bitcoin

Antes de escolher uma carteira, é bom entender as suas necessidades. Por que você quer usar Bitcoin? Deseja apenas comprar e deixá-los parados para valorizar? Pretende utilizar como moeda no cotidiano para fazer pagamentos? Dependendo do seu propósito, uma carteira pode ser melhor do que a outra. Existem diversos tipos de carteiras que foram feitas para diferentes finalidades. Cabe a você identificar suas necessidades e fazer a escolha da carteira ideal. A seguir, irei indicar as melhores carteiras para quem está começando:

Carteira de papel

carteiras de bitcoin paper
Fonte: Bipcoin

Bom para quem quer ter uma maior segurança dos seus Bitcoins, porque elas não têm conexão com internet, isso faz com que seja quase impossível que um hacker acesse suas moedas. Em outras palavras, as carteiras de papel são carteiras conhecidas como “frias”. Nós temos um post que ensina a gerar uma carteira de papel:

Na minha opinião, uma grande limitação delas reside no fato de elas serem físicas. Se a sua casa pegar fogo, por exemplo, e a carteira for destruída, você nunca mais terá acesso às moedas. Além disso, ela não é adequada para uma grande quantia de transações diárias. É interessante guardar várias cópias de uma carteira em lugares diferentes para ter um “backup” caso alguma coisa dê errado.

Carteira mobile

carteiras de bitcoin exodus
Fonte: https://jaxx.io/

É a opção mais fácil para quem está iniciando no mundo de criptomoedas. Eu mesmo comecei por ela, mais especificamente a Bitcoin.com. Esse tipo é excelente para quem quer utilizar suas moedas para fazer pagamentos por aí. Além disso, você pode acessar suas moedas em qualquer momento, de onde estiver.

Algumas carteiras, como a Coinomi oferecem troca direta por outras moedas dentro da própria carteira. Como ela está em seu telefone, não é tão segura quanto uma carteira de papel. Você precisará tomar cuidado com os sites que acessa e redes nas quais você conecta para evitar invasões ou vírus.

Lista de carteiras de bitcoin mobile:

  1. carteira elecctrum Electrum (Android)
  2. coinomi carteira Coinomi (iOS e Android)
  3. carteira jaxx Jaxx (iOS e Android)
  4. carteira de bitcoin mycelium Mycelium (Android)
  5. carteira de bitcoin samourai Samourai (Android)
  6. carteira de bitcoin breadwallet Breadwallet (iOS e Android)

Carteira de bitcoin desktop

carteiras de bitcoin
Carteira Exodus – Fonte: exodus.io

É uma carteira semelhante à mobile, ela também é um pouco mais vulnerável que a paper wallet. No entanto, isso não significa que ela não seja segura. O usuário vai precisar tomar cuidados para manter seu ambiente seguro.

Ela é muito boa para quem deseja realizar pagamentos e transações com Bitcoin na internet e armazená-los de forma segura. Algumas carteiras, como a Exodus, oferecem uma gestão de portfólio muito interessante. Além disso, ela possibilita a troca direta de moedas dentro da própria carteira, sem a necessidade de exchanges.

Lista de carteiras desktop recomendadas:

  1. carteira exodus Exodus Wallet
  2. carteira elecctrum Electrum Wallet
  3. bitcoin carteira Bitcoin Core Wallet

Hardware wallet

carteiras de bitcoin
Ledger Nano S – Fonte: 99bitcoins

Essa opção reune todas as qualidades de uma carteira mobile e de papel. Atualmente é o modelo que oferece maior segurança e portabilidade. Ou seja, é uma opção excelente para quem deseja realizar transações simples e armazenar suas moedas com o máximo de segurança.

Seu sistema é criptografado, o que torna ela muito difícil de ser atacada ou hackeada. Talvez a única limitação delas seja o custo, a Ledger Nano S sai não por menos de 399,00 reais, comprando em um revendedor autorizado. É recomendada para quem tem uma alta quantia de moedas.

Maiores fabricantes de hardware wallet:

  1. Trezor
  2. Ledger

Conclusão

Como vimos, cada carteira é adequada de acordo com a sua necessidade. Além disso, a maioria das carteiras é gratuita, então o custo para manter uma “conta” no Bitcoin é zero. Por conta disso, ser o dono do seu dinheiro ficou mais fácil do que nunca.

Diferente dos bancos, que cobram uma mensalidade bem significativa quando somamos o total delas em um ano. Utilizando uma carteira, as moedas ficam sob sua custódia e só você pode ter acesso a elas, o que significa maior segurança e independência. Exatamente como proposto por Satoshi Nakamoto na criação do Bitcoin.

Você gostou desse conteúdo? Nós temos muito mais! Siga e compartilhe a página do Cointimes para se manter atualizado com os conteúdos mais relevantes. Estamos em todas as mídias sociais também: Facebook, Twitter, Instagram.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading