O Banco Central do Brasil anunciou recentemente o desenvolvimento de um sistema de pagamentos instantâneo para o Brasil e que o BACEN será o responsável, conforme reportou a EBC em 31 de agosto.

A ideia é substituir as transações com dinheiro em espécie ou por meio de transferências bancárias (TED – Transferência Eletrônica Disponível – e DOC – Documento de Ordem de Crédito) e débitos por transações entre pessoas.

Segundo o BC, os pagamentos instantâneos serão feitos em alguns segundos e funcionarão por 24h todos os dias da semana.

Atualmente, os pagamentos por transferência são feitos por canais bancários e os valores chegam ao destinatário no mesmo dia, desde que a transferência seja feita em dias úteis, em horário definido pelos bancos de 6h30 às 17h.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

O novo sistema beneficiará fintechs como exchanges de criptomoedas, que poderão reduzir os custos e aumentar a velocidade de saques e depósitos em real.

Os pagamentos serão feitos via QR Code, semelhante aos pagamentos com carteiras de criptomoedas. Levando em conta que uma das vantagens das criptos é funcionar 24h por dia de forma rápida e barata, como você acha que esse avanço no sistema bancário afetará o Bitcoin?


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!