Uma pesquisa realizada pelo Civic Science mostrou que apenas 5% da amostra de 1.799 adultos estadunidenses tem algum interesse na moeda do Facebook, a Libra.

Moeda do Facebook Libra aceitação gráfico

O pequeno grupo que mostrou interesse é principalmente composto de jovens entre 18 -24 .

Por idade Facebook Libra

Os entrevistados que mais mostram interesse também foram aqueles com maior propensão a usar carteiras digitais mobile e novas formas de pagamento.

Quase 58% deles (grupo de interessados) usam algum app de pagamento e gostam de usá-lo, comparado ao grupo de não interessados que tem maioria composta de pessoas que não usam apps de pagamento. Ou seja, aparentemente o público que já usa esses apps continua interessado por novas soluções.

Moeda do Facebook x Bitcoin

Se compararmos com pesquisas referentes ao Bitcoin, vemos uma aceitação melhor da criptomoeda com estimativas de que ~11% dos cidadãos tenham Bitcoin.

Bitcoin Owner ship by age
Fonte: Blockchain Capital

A mesma pesquisa da Blockchain Capital mostrou um aumento da preferência pela compra de Bitcoin se comparado com ouro, ações, imóveis e títulos do governo entre 2017 e 2019:

Bitcoin preferência entre 2019 e2017, gráfico

Se comparado com o Bitcoin e outras criptomoedas, a moeda do Zuck é vista com desconfiança absurda, com mais de 40% dos entrevistados dizendo que confiam menos na Libra:

Bitcoin confiança

Se a moeda do Facebook não foi bem recebida pelo público, do outro lado o Bitcoin continua seu lento e constante crescimento.

Será interessante ver qual o comportamento do Bitcoin após o lançamento da Libra, para os interessados em teoria monetária esse é um tempo singular para se estar vivo.


Quer entender mais sobre o Bitcoin? Veja o relatório mais completo do mercado brasileiro sobre o tema.

Com ele você vai poder se antecipar as mudanças que acontecerão no protocolo do Bitcoin e entender as tendências presentes dessa criptomoeda.