Cointimes
Bitcoin

Banco Central da Europa compara Bitcoin à bolha das tulipas

Bitcoin bolha das tulipas

Em uma sessão de perguntas e respostas pelo Twitter, o Banco Central da Europa comparou o preço do Bitcoin com a bolha das tulipas do século XVII. Quem administrava a conta no momento era Frank Elderson, atual vice-presidente do BCE.

Iniciando o período de perguntas que o banco central europeu propôs, um usuário aproveitou que Elderson tinha um jarro de tulipas em sua mesa para perguntar: “o que valem mais, essas tulipas ou um Bitcoin?”

O BCE então tuitou: “Tulipas são lindas flores. Para quem se lembra da Mania das Tulipas do século XVII, elas também servem como um lembrete do que pode acontecer quando os preços não refletem o valor intrínseco.”

A resposta levou a inúmeros comentários, afinal será que ainda faz sentido comparar o crescimento de 12 anos do Bitcoin com uma febre que supostamente durou três meses? A bastante questionada história das tulipas possui mais semelhanças com o próprio euro, que com a criptomoeda Bitcoin, sugeriram algumas críticas.

“A beleza de uma flor de tulipa é tão subjetiva quanto o valor de seu bulbo. Não há valor intrínseco – é um conceito sem validade. O valor é totalmente subjetivo e relativo ao parâmetro. O valor de uma mercadoria só pode ser encontrado dentro de um mercado livre.”, disse o perfil BTCBrisket.

Enquanto o Bitcoin possa ter características objetivas de uma moeda forte, como boa divisibilidade, escassez, transferibilidade e liquidez, o seu valor só pode ser definido por cada indivíduo. O euro como papel moeda é feito de um material frágil e abundante na natureza, tendo a sua utilidade unicamente baseada na força da lei, que obriga os cidadãos a aceitar esse dinheiro.

Assim como tulipas, o dinheiro estatal não possui um limite de unidades e pode ser replicado facilmente, o que tornam as duas opções péssimas como reservas de valor. Governos se impõem limites arbitrários para a emissão de moeda, mas eles se provaram não confiáveis ao longo do tempo com as massivas impressões de dinheiro que realizam principalmente em períodos de crise e para financiar guerras.

Também vale notar que, apesar da alta volatilidade, o preço do Bitcoin se recuperou de todas as suas incontáveis quedas, e segue aumentando seu efeito de rede conforme mais pessoas ao redor do mundo adotam a tecnologia. Conforme Satoshi Nakamoto, o anônimo criador do Bitcoin explicou em um email público, o surgimento do BTC como moeda poderia ser uma profecia auto-realizável, bastaria que pessoas o suficiente pensassem da mesma maneira.

Comparação do Bitcoin com a bolha das tulipas, das pontocom e Nasdaq. Fonte: Blocktown Capital, 2019.

Até mesmo o banco Wells Fargo, em recente relatório, argumentou que o Bitcoin não se trataria de “apenas uma mania”, levando em conta seu histórico e potencial. Para o chefe de estratégia de ativos reais do banco de investimentos, o Bitcoin se assemelha muito mais a uma nova “corrida ao ouro”.

Leia também: Bolhas não duram 12 anos, comenta Wells Fargo sobre Bitcoin

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

Sair da versão mobile