Coingoback

Batizada de e-Krona, o Banco Central da Suécia dá mais um passo para criar seu próprio sistema econômico totalmente digitalizado. O sistema foi recentemente implementado.

Segundo texto produzido pelo RiksBank, o “uso de moedas e notas bancárias está em declínio na sociedade. Ao mesmo tempo, avanços tecnológicos de dinheiro eletrônico e métodos de pagamento estão progredindo rapidamente”.

Um passo para frente, quantos para trás?

Aos que não sabem disso, não é por aqui que a Suécia começou a substituir dinheiro físico por digital: o experimento da “economia sem dinheiro” começou em torno de 2018.

Naquele ano, aproximadamente 13% dos suecos alegaram utilizar notas físicas em compras recentes, enquanto nos EUA este número sobe para até 70%.

A explosão de métodos de pagamento digitais como cartões, aplicativos ou o programa de pagamentos online “Swish” são alguns dos que ajudaram no pioneirismo desse movimento; assim, surgiria a suposta demanda por e-krona.

Por conta da drástica mudança e da grande disparidade entre os consumidores suecos e outros do resto do mundo, muitos ainda questionam sobre o quão eficaz (ou perigoso?) poderia ser a transição que atualmente ocorre.

Alguns ainda passaram a apoiar o “movimento”, argumentando sobre acontecimentos como o Cambridge Analytica e o seu escândalo envolvendo o Facebook e o governo Trump.

Por conta disso, alega-se de que governos “estão deixando de cumprir seu papel”. Algumas afirmações ainda lembram que “devemos parar de acreditar em governos sem questionar a credibilidade de suas ações”.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!