Passfolio

O banco central da República do Quirguistão avisou os cidadãos do país dos perigos de usarem criptomoedas. Em especial da proibição de pagarem serviços e de produtos com essa moeda.

A preocupação da autoridade monetária está fundamentada na popularidade, falta de conhecimento e no aumento do uso dos ativos digitais pela população. 

Citando a falta de um órgão central regulador para os criptoativos, o Banco Nacional do Quirguistão (NBK) alertou sobre a volatilidade da taxa de câmbio e da perda do valor das moedas digitais. Segundo o NBK, isso torna as negociações de criptomoedas escolhas arriscadas, considerando a instabilidade dessas moedas.

Para orientar a população, o NBK divulgou uma nota à imprensa recomendando prudência aos cidadãos, pedindo que evitassem as criptomoedas, em especial nos usos de pagamentos e de liquidações. Quem optasse por elas, assumiria os riscos e as suas consequências negativas.

Passfolio

No país a única moeda permitida é o Quirguistão Som (KGS), mas a população tem usado cada vez mais as criptomoedas como uma alternativa à moeda nacional. Notavelmente, o KGS tem se desvalorizado em relação ao BTC nos últimos 5 anos, apresentando queda de quase 90%.

De acordo com dados do Google, atualmente é necessário 1,68 milhão de KGS para comprar 1 BTC, embora a moeda digital não conte com um órgão central regulador como é o caso do Quirguistão Som.

O vizinhos também querem

Semelhante aos Quirguistão, os seus vizinhos se mostraram interessados em absorver as indústrias de criptomoedas, mas lembraram que é muito cedo para a sua legalização. Após a China expulsar as mineradoras de criptomoedas em maio de 2021 de seu país, muitas mudaram para a Ásia Central no ano passado. 

Desde aquele momento houve um êxodo de mineradoras para as regiões da Ásia Central e o surgimento de fazendas ilegais. Um movimento se fez para a expulsão delas e assim se mantiveram apenas as mineradoras legais. 

A proibição se deve a frequente escassez de energia elétrica, que passou a ter custos elevados.

Passfolio