O BCE fez um relatório nomeado de: “Criptoativos: Implicações para estabilidade financeira, política monetária, pagamentos e infraestrutura de mercado”. O relatório de 40 páginas começa com uma caracterização dos criptoativos, contando um pouco sobre o bearmarket.

O quarto capítulo conta um pouco sobre os riscos que os criptoativos podem oferecer para o sistema financeiro, política monetária e estabilidade econômica.

De forma resumida, o Banco Central Europeu acha que criptomoedas não representam nenhum risco para esses três aspectos analisados. Sobre política monetária, o relatório diz:

No estágio atual, os criptoativos não cumprem as funções do dinheiro, e nem têm impacto tangível na economia real, nem têm
implicações significativas para a política monetária.

Bitcoin não é moeda, segundo relatório

O número declaradamente baixo de comerciantes que permitem a compra de bens e serviços com bitcoins também indica nenhuma influência do mais importante recurso de criptografia na fixação de preços.

A alta volatilidade dos preços de criptoativos, a ausência de apoio dos bancos centrais e a aceitação limitada entre comerciantes impedem que os ativos criptográficos sejam usados ​​atualmente como substitutos do dinheiro e depósitos, além de tornar muito difícil para os ativos criptográficos cumprirem as características de um ativo monetário no futuro próximo.

Sobre as criptomoedas representarem um potencial risco à Zona do Euro, o relatório é claro:

Os criptoativos atualmente não representam um risco significativo para a estabilidade do Euro. Seu valor combinado é pequeno em relação ao sistema financeiro.

O relatório ainda chega a falar sobre a crescente demanda por investidores institucionais.

Serviços ainda incipientes e crescentes de corretagem e pós-negociação para os investidores institucionais podem levar a maiores exposições a criptomoedas.

Na ausência de tais serviços, o interesse de investidores institucionais em criptoativos e a adoção de produtos baseados em criptomoedas pode ser sido (tecnicamente) restrita.

Isso pode mudar no futuro próximo, possivelmente incentivando maiores exposições.

O relatório pode ser baixado clicando nesse link.

relatório de bitcoin