O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), o segundo maior banco da Espanha, com cerca de US$ 840 bilhões em ativos, está prestes a entrar no mercado de criptomoedas, de acordo com fontes da Coindesk.

O banco espanhol vai iniciar sua oferta de criptoativos pela Suíça, disse a fonte. A Suíça tem regras relativamente abrangentes sobre ativos digitais, estabelecidas pela Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro (FINMA) do país.

lançando sua iniciativa de criptomoedas em toda a Europa a partir da Suíça, disse o informante, acrescentando:

Ainda há alguns obstáculos de conformidade, então não será em dezembro, mas espero que eles [o BBVA] estejam no ar no próximo mês.

Questionada se o BBVA estava construindo sua solução principalmente para lidar com títulos tokenizados e similares, a fonte disse: “Esta é uma oferta de criptomoeda”.

Para o Coindesk, o BBVA disse que não poderia comentar.

Cerca de seis meses atrás, o banco espanhol começou a trabalhar na integração da plataforma de custódia SILO, construída pelo provedor de software bancário Avaloq e os especialistas em criptografia suíços METACO, de acordo com a fonte. A METACO também está trabalhando em uma solução de custódia institucional com a Standard Chartered, com sede em Londres.

Uma segunda fonte disse que o projeto provavelmente aparecerá “perto do Natal”, acrescentando que ainda há questões regulatórias a serem resolvidas. “O projeto tem que passar por vários processos para ganhar luz verde e se tornar realidade”, afirmam.

O BBVA conhece bem a inovação no mercado cripto. O banco foi uma das primeiras instituições financeiras a combinar blockchains públicos e privados em uma transação ativa em julho de 2018. Mas este último movimento por parte do banco mostra o quanto o mercado evoluiu. 

Em 2018, o BBVA teve que errar no lado da cautela e usar uma rede de teste porque os bancos na Europa foram proibidos de manter o éter, a criptomoeda nativa do Ethereum. Em Cingapura, outro centro de inovação em criptoativos, o banco DBS confirmou em outubro que planeja entrar também no espaço de ativos digitais.

Leia mais: Square, do CEO do Twitter, quer tornar a mineração de Bitcoin mais verde

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br