Rispar

Olá! Aqui quem vos fala é o Músico Investidor. Seu músico, pianista e colunista sobre educação financeira pra mostrar que investir é pra todos, independente dos que tem salários enormes ou pequenos.

Estou aqui para quebrar esse tabu e ajudar a sardinhada a parar de fazer merda com seu dinheiro.

E a tal da musa investidora da Empiricus?

Bettina privilegiada? Sim, mas não errada

Como ela disse, todo mundo pode enriquecer sim. O que muda de uma pessoa para outra é o quanto isso vai demorar para acontecer e o que IMPEDE alguém de conseguir isso é, na maioria dos casos, tomar escolhas erradas.

Coinext 760x150

 

Um exemplo de uma má escolha? Fazer filhos na hora errada sem ter um patrimônio seguro e aí se tornar escravo das despesas, por exemplo.

A fórmula pra riqueza, segundo Bastter, é:

(Receita – despesas)*juros compostos = riqueza.

“Receita menos despesas vezes juros compostos = riqueza”.

Se dentro do parêntesis der um número positivo, quer dizer que sobrou dinheiro. Se você aplicar ele em bons investimentos, uma hora o número total vai chegar lá.

Não existe fórmula mágica. O segredo é trabalhar, poupar e aplicar com muita frequência. É possível ter um milhão aplicando 10 mil por mês mas também é possível aplicando 100 reais por mês. O que muda é o tempo que isso vai levar.

Bettina tem méritos sim

Em relação aos vitimistas de plantão que estão dizendo que o que Bettina disse não está dentro da realidade, privilégio não é um crime, muito menos um argumento.

A Bettina apenas está colhendo os frutos do trabalho bem sucedido dos pais. Se vocês forem bem sucedidos na vida, também poderão querer dar uma infância mais “privilegiada” pros seus filhos?

Ela ter feito balé fora do país e ter estudado nas melhores e mais caras escolas do país não é uma ofensa. Não é um crime. Isso só incomoda invejosos.

Infelizmente estão surgindo cada vez mais pensamentos de ódio contra pessoas que tem dinheiro e sucesso. Cada vez mais são tratados como inimigos ao invés de serem vistos como um exemplo de onde chegar também.

Marketing da Empiricus

O erro da Bettina foi se associar à Empiricus, que é ridícula e apelativa, mas eu acredito que se qualquer um seguir os passos dela também irá multiplicar o patrimônio, pois as coisas que ela fala estão bastante dentro da realidade de quem sabe como a bolsa funciona.

Eu abomino a Empiricus pois ela, além de primeiramente ser insuportável nas propagandas, faz seu marketing de forma duvidosa, romantizando demais as coisas.

Se eles realmente soubessem como dobrar uma renda, de forma garantida, estariam agora dobrando a própria até serem maiores que a Amazon e não implorando pra vender assinaturas pra todo tipo de pessoa sem sequer segmentar seu público.

Parece aqueles Marketings Multi-nível onde as pessoas estão desesperadas por números e tentam enfiar lá todo tipo de pessoa sem se importar com o perfil delas e se são realmente adequadas para isso.

Uma evidência disso é que assim que você assina já aparece um monte de advertências. Se o marketing não fosse tão apelativo, precisaria disso tudo?

Eu critico a forma chata que ela surgiu (por causa da Empiricus) assim como critico a forma demagógica que todo mundo tá criticando ela, falando de privilégio, do pobre com salário mínimo, etc.

Quer saber a real? Vitimismo não aumenta patrimônio. O que faz isso é trabalhar, poupar e investir. Eu já tive salário mínimo e mesmo assim consegui acumular um patrimônio.

Todos nós fazemos escolhas

Aliás, eu conseguia juntar dinheiro mesmo quando ganhava menos que um salário mínimo. O segredo é simples: gastar menos do que ganha. Não é uma fórmula complexa.

Pra eu conseguir juntar isso nos diferentes momentos e salários da vida foi necessário tomar escolhas corretas.

“Ah, mas fala pra aquela pessoa que ganha salário mínimo e tem que sustentar a casa e 2 filhos”.

Pois é, ela teve escolhas. Essas escolhas que a colocaram nessa situação de morar fora da casa dos pais e fazer 2 filhos tendo apenas um salário mínimo.

Sair da casa dos pais muitas vezes é uma escolha. Ter filho também é uma escolha. Fazer tudo isso antes de se capacitar profissionalmente para ter um bom salário é outra escolha. As coisas nas nossas vidas são culpa nossa.

Parafraseando o Bastter, quando a gente finalmente para de reclamar e começa a assumir a culpa pelos nossos erros, a coisa começa a andar. Até lá, vai ser só mais um vitimista reclamando da vida enquanto outros vivem.

Quer começar a investir com qualidade? Veja a nossa coluna gratuita de Investimentos, com as melhores dicas para te ajudar.

Quer receber as melhores notícias por e-mail?

  • Prometemos mandar só as melhores

Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br