Cointimes
Legislação

Biden seleciona professor de blockchain do MIT para chefiar SEC

Gary Gensler, professor de blockchain nomeado para a SEC

De acordo com fontes da Reuters, Gary Gensler será nomeado o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) por Joe Biden. O órgão regulador contava com a direção do nomeado por Donald Trump, Jay Clayton, que anunciou sua saída definitiva logo após o início do polêmico processo contra a Ripple.

Com passado no banco de investimento Goldman Sachs, Gensler é professor da Escola de Negócios do MIT, uma das cinco faculdades do renomado Massachusetts Institute of Technology. De acordo com sua página no site da universidade, ele conduz pesquisas e ensina sobre tecnologia blockchain e moedas digitais.

Em suas aulas de “blockchain e dinheiro”, os alunos estudam o white paper do Bitcoin, aplicações práticas de criptomoedas no setor financeiro, e outras possibilidades de uso para a tecnologia blockchain. Segundo Gensler, a tecnologia “tem um potencial real como um catalisador para mudanças no mundo das finanças e da economia em geral.”

Posição de Gensler em relação ao Bitcoin e criptomoedas

Durante o governo Obama, o professor também já foi presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), a agência responsável por regular o mercado de futuros e de opções. Na ocasião, ele já defendeu o bitcoin de acusações infundadas de que o criptoativo se tratava de um esquema ponzi.

Em uma audiência no Congresso americano, por exemplo, o democrata Collin Peterson alegou que as criptomoedas se assemelhavam mais com um sistema ponzi, questionando o que lastrearia esses ativos.

“Também não há nada por trás do ouro… o que está por trás disso é uma norma cultural, por milhares de anos gostamos de ouro. Fazemos isso como uma reserva de valor, então o bitcoin é uma forma moderna de ouro digital. É uma construção social”, respondeu Gensler, mostrando ser pró-Bitcoin.

Ele também já deu sua opinião em relação a moeda digital do Facebook, que para ele se trataria de um título da empresa, e portanto deveria ser regulada como uma security. Como seu cargo foi de 2009 a 2014, na época ele já era ex-CFTC.

Com a nomeação de Gary Gensler para a presidência da SEC, muitos acreditam que um ETF de Bitcoin poderia finalmente ser aceito pela Comissão, fato que poderia influenciar o preço da criptomoeda. Enquanto muitos especulam que os grandes investidores aproveitariam a ocasião para apostar contra o BTC, no longo prazo a expectativa é que quanto mais opções de entrada para o mercado de bitcoin existam, melhor seria o desempenho da moeda.

Veja também: Bitcoin ainda precisa amadurecer, diz executivo do Goldman Sachs

A NovaDAX está completando três anos!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil completa três anos no mês de novembro e quem ganha é você! 

Serão até 30 moedas com taxa zero para transações e mais de 80 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.

Sair da versão mobile