Coingoback

Um documento vazado pela Forbes nesta quinta-feira mostra uma possível estratégia da Binance para enganar os reguladores norte-americanos, diminuir a burocracia e lucrar mais. 

O documento é uma apresentação de 2018 que menciona a criação de uma empresa nomeada de “Tai Chi entity”, fazendo alusão a arte marcial chinesa cujo princípio é usar o peso do adversário contra ele. 

A estratégia tinha quatro pilares: Objetivos, Estrutura Corporativa, Engajamento com planos regulatórios e Termo de Licença de longo prazo. 

O plano explicitamente menciona a necessidade de diminuir a habilidade dos EUA em aplicar sanções e burocracias contra lavagem de dinheiro. Eles também queriam distrair a FinCEN (Departamento Contra Crimes Financeiros) e outros órgãos estatais.  Para isso, a Binance iria participar do programa Cornerstone do Departamento de Segurança Interna para detectar deficiências no sistema financeiro do país. 

Estrutura inteligente para evitar impostos

O plano também contava com complexo esquema para blindar a Binance de possíveis processos do governo norte-americano e aumentar a lucratividade da empresa principal. 

estrutura da binance

Esse tipo de estrutura não é ilegal em si, é uma forma de elisão fiscal e proteção jurídica válida. A elisão fiscal é uma maneira legal de pagar menos impostos ou custos regulatórios. Entretanto, o plano ia além disso. Ele mencionava o uso de VPNs para minimizar o “impacto econômico” e obscurecer a localização dos traders. 

“Notavelmente, o documento pede explicitamente o uso “estratégico” de redes privadas virtuais (VPNs) que obscurecem os locais dos comerciantes como uma forma de escapar do escrutínio regulatório da SEC e do NYDFS. Além de um guia para o uso de VPNs no site da Binance, CZ defendeu em várias instâncias o uso de VPN como forma de ocultar a localização de um usuário. Em um tweet de junho de 2019, ele escreveu que as VPNs são “uma necessidade, não opcional”, diz a Forbes.

Em suma, a Binance US serviria de isca para os burocratas norte-americanos e já havia até previsão de multas. Enquanto isso, os traders usariam VPNs para negociar na Binance principal, blindada de qualquer perseguição do governo e pagando menos taxas em Malta – onde é sediada. 

Resposta da Binance

Changpeng Zhao (CZ) CEO da Binance disse que as acusações da Forbes eram falsas.

“FUD. As declarações e acusações no artigo estão incorretas. Todo o artigo depende de um documento de terceiros. O referido documento não foi produzido por um funcionário do @Binance (atual ou ex). Qualquer um pode produzir um” documento de estratégia “, mas isso não significa que Binance os segue. “.

O fundador a companhia também cita que a empresa colabora com as agências de investigação e contrata serviços de compliance como a Ciphertrace, Elliptic, Refinitiv, Jumio e outros. 

“Em relação aos EUA, a Binance tem restrições e procedimentos operacionais muito fortes, razão pela qual temos a segregação da Binance EUA como um mercado autônomo.”

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br