Passfolio

Um usuário da Binance denunciou a maior corretora de criptomoedas do mundo por uma implementação supostamente errada, que pode ter destruído para sempre os bitcoins do cliente. 

Há alguns dias, Mario Duarte, usuário da Binance resolveu sacar seus bitcoins para um novo tipo de endereço adotado pela rede Bitcoin, o bc1p. Por sua vez, a corretora deu o número da transação (tx id). Entretanto, o saque teria sido feito para um endereço completamente diferente. 

Ao entrar em contato com a corretora, foi explicado que o tipo de endereço foi convertido automaticamente, mudando as iniciais de bc1p para bc1q. A recomendação foi entrar em contato com a provedora do software da carteira. 

Resposta da Binance a bitcoins destruídos

Binance “é extremamente incompetente”?

Contudo, a conversão automática de endereço provavelmente destruiu para sempre as moedas do usuário, conforme explica o desenvolvedor Pieter Wuille do Bitcoin Core:

Passfolio

Temo que as moedas enviadas estejam irrevogavelmente queimadas.

A razão é que os endereços P2TR codificam uma chave pública (alterada), enquanto os endereços P2WSH codificam um hash de script. Se alguém pegasse um endereço P2TR para que ele seja interpretado como um endereço P2WSH com a mesma payload, você precisaria encontrar um script que faça o hash da chave pública no endereço P2TR. Isso é completamente inviável; se isso fosse possível, SHA256 seria espetacularmente quebrado.”

Em outras palavras, a Binance teria errado ao transformar os endereços P2TR (taproot cujas iniciais são bc1p) em um endereço P2WSH (bc1q).

Isso não é culpa sua, e você deve exigir o seu bitcoin de volta. Os endereços P2TR (como todos os endereços) têm um cheque, e este algoritmo de checksum foi até alterado para a introdução do taproot. O fato de terem aceitado esse endereço (mesmo ignorando a má interpretação como P2WSH) mostra extrema incompetência do lado do remetente.”, completou o desenvolvedor do Bitcoin Core. 

Vale ressaltar que a Binance anunciou o suporte ao Taproot oficialmente, afirmando que iria lidar com todas as questões técnicas dos usuários de Bitcoin. 

Anúncio da Binance sobre Taproot
Anúncio da Binance afirmando que irá suportar transações Taproot

O problema foi repercutido pelo famoso desenvolvedor Peter Todd:

Se as alegações forem verdadeiras, @cz_binance estragou tudo aqui, muito mal. É 100% culpa deles e eles precisam reembolsar o cliente.

Eles também precisam explicar comoDesenvolvedor do Bitcoin Core chama a Binance de incompetente e diz que usuário perdeu para sempre os bitcoins, corretora culpa wallet. esse erro chegou a acontecer? Isso sugere uma grave falta de revisão/teste de código.”

Diferentes endereços de bitcoin

Há diferentes tipos de endereços que podem ser usados na rede do bitcoin. Alguns dos mais antigos começam com 1, outros com 3 e os mais novos com bc1q e bc1p. 

Cada um desses tipos de endereços trazem vantagens e desvantagens para os usuários. Por exemplo, os endereços que começam com 3 (chamados de Pay to Script Hash) podem ser usados para criar condições de gastos, como a necessidades de múltiplas assinaturas ou após revelar algum segredo depois de um determinado tempo. 

Os endereços do Taproot, usado no saque da Binance, permite transações mais complexas e privadas, economizando espaço no blockchain. Geralmente, as exchanges e carteiras demoram algum período para desenvolver as soluções de pagamento de acordo com o endereço e o protocolo da rede. 

A Binance, se os fatos estiverem corretos, está modificando um dos mais novos tipos de endereço em outro, tornando o acesso aos fundos impossível. 

Portanto, se você tem algum bitcoin na Binance e deseja sacar para um endereço bc1p, é recomendável esperar o desenvolvimento dessa história e uma resposta definitiva da Central de Ajuda da Binance. 

Fontes:

https://twitter.com/murchandamus/status/1475120106695008260/photo/2

https://bitcoin.stackexchange.com/questions/111440/is-it-possible-to-convert-a-taproot-address-into-a-native-segwit-address

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br