O Bitcoin se encontra em uma batalha para se manter acima da marca dos $30 mil, enquanto o restante do mercado de criptomoedas segue em uma desaceleração progressiva.
Confira os principais destaques do mercado nesta manhã:
A batalha do Bitcoin pelo patamar de $30K
Este importante criptoativo parece ter desistido da tentativa de superar a marca dos $31K. Agora, a preocupação central gira em torno da capacidade do Bitcoin em sustentar seu valor acima de $30K.
Este valor é considerado por muitos como um nível crucial, e é imprescindível observar se o Bitcoin conseguirá se sustentar acima dele. A retração do Índice de Força Relativa (RSI) da zona de sobrecompra até a linha média indica que as forças de mercado atuais não são favoráveis para uma recuperação.
Assim, o suporte em $30,000 torna-se crítico para a retomada da tendência ascendente. Se as quedas superarem esta área fundamental, o suporte de confluência em $27,690 – formado pela Média Móvel Exponencial (EMA) de 100 dias e pelo nível de retração de Fibonacci de 38,2% – será crucial.
Para os investidores que pretendem assumir posições de compra no Bitcoin, é aconselhável aguardar até que uma reversão de tendência seja confirmada acima de $30,000 – e, especialmente, do recorde anual ligeiramente acima de $31,000.
Ao mesmo tempo, análises on-chain indicam que a recente recuperação acima da região psicologicamente importante de $30K levou a um gasto de moedas por parte de mãos experientes, impulsionando a oferta renovada de Bitcoin para um valor de $295M.
Segundo a Glassnode, no entanto, em comparação com os padrões históricos, esta movimentação ainda se situa fora das condições de pico do mercado de alta, faltando tanto magnitude quanto consistência.

Altcoins: BCH continua forte
No espectro das altcoins, a Radix (XRD) foi a que apresentou pior desempenho hoje. A criptomoeda caiu cerca de 13% no último dia, com a maioria das perdas registradas na última hora. Optimism (OP) também apresentou queda, com uma redução de 8.2%.
Em contrapartida, a Stellar (XLM) registrou um ganho de cerca de 10%, seguida de Kaspa (KAS), com um aumento de 6.5%. Mesmo diante de um cenário predominantemente negativo, o Bitcoin Cash (BCH) continua em ascensão, com uma alta de 3,77%.
Hoje, a maioria das altcoins registra declínios leves. Entre as principais moedas, BNB teve uma queda de cerca de 2.7%, mesma porcentagem registrada por ADA, SOL, LINK, entre outras.
O Ethereum, por outro lado, pode ganhar mais privacidade após o lançamento do paper BaseSAP, conforme noticiado pelo Cointimes. A novidade poderá ter impacto significativo na funcionalidade e segurança da segunda maior criptomoeda do mercado.
Moedas estatais
No Brasil, a CPI das Pirâmides de Criptoativos aprovou os 38 requerimentos de convocações, incluindo: o “Faraó dos Bitcoins”, o diretor da Binance Guilherme Haddad, o Primo Rico, os diretores do BC e da CVM, além de outros.
Enquanto que no campo das moedas estatais, o dólar é negociado a R$4,798.
Já nos Estados Unidos, o possível candidato a presidente Robert F. Kennedy afirmou que o “Bitcoin não é apenas um baluarte contra o totalitarismo e a manipulação de nosso suprimento de dinheiro, mas aponta o caminho para um futuro em que as instituições governamentais sejam mais transparentes e democráticas“.
Outras notícias
Mineradores de Bitcoin no Texas reduziram as operações, limitando o uso de energia, à medida que uma onda de calor elevou os preços da eletricidade às alturas na terça-feira e ameaçou paralisar a rede no segundo maior estado dos EUA. – Bloomberg
HSBC Hong Kong começou a oferecer ETFs de Bitcoin e ETH para seus clientes. – Forbes.