El Zonte, uma praia em El Salvador que foi renomeada como “Bitcoin Beach,” resultado de sua aceitação da criptomoeda, receberá melhorias na infraestrutura como parte de um plano estratégico que será implementado pelo governo de El Salvador.
Dada a adoção do Bitcoin (BTC) para desenvolver uma economia circular na região, a praia ganhou um status icônico. Estes gastos irão para a construção de novos serviços para melhorar a experiência de férias dos turistas no destino.
Em relação à realização destes investimentos, o presidente Nayib Bukele fez a seguinte declaração em 26 de agosto:
“El Zonte para muitos é conhecida como Bitcoin Beach; vamos fixar uma área de 15.000 metros quadrados, onde haverá um centro comercial, estacionamento, clube de praia e estação de tratamento, para revitalizar a área.”
Além da região de La Libertad, a praia de Surf City, comumente conhecida como El Tunco, também lucrará com estas reformas. Bukele disse que o investimento é de mais de US $203 milhões, o projeto inclui ciclovias, um novo sistema de drenagem, travessias para pedestres e 14 pontes.
“Este ano vamos expandir 21 quilômetros da Estrada Litoral para quatro pistas. E faremos isso com concreto hidráulico, que é mais caro que o asfalto, mas dura muito mais tempo,”
anunciou o presidente.
O papel do Bitcoin no turismo
Esta é parte da segunda fase do projeto Surf City, que pretende trazer iniciativas estratégicas para o desenvolvimento do turismo na região. Estes investimentos estão de acordo com o que o governo disse no passado a respeito do papel que o Bitcoin e o surf tiveram na expansão do turismo nacional.
Um relatório recente confirmou que El Salvador era um dos países da lista de nações que já haviam retornado aos lucros do turismo para os níveis em que estavam antes da pandemia. Bukele atribui isso a três fatores: a luta contínua contra as gangues na nação, o crescimento da indústria do surf e o Bitcoin.
Only a handful of countries have been able to recover its tourism to pre pandemic levels.
— Nayib Bukele (@nayibbukele) August 6, 2022
And that’s international tourism, so the reasons behind it are mostly #Bitcoin and surf 🤙🏼
But internal tourism is growing even more, mainly because of our crackdown on gangs. https://t.co/mBbarohmoZ pic.twitter.com/Iy6mFliicJ
Outros funcionários do governo de El Salvador também elogiaram o Bitcoin por seu papel como força motriz por trás do aumento do turismo que ocorreu neste ano. Morena Valdez, que é a ministra do Turismo de El Salvador, indicou em abril que o uso do Bitcoin como dinheiro legal contribuiu para o crescimento da indústria em 30%.
Bitcoin Beach no Brasil
Um projeto similar ao Bitcoin Beach existe no Brasil, mais precisamente no Ceará, na praia de Jericoacoara. Para que tal projeto saísse do papel, a Bitcoin Beach salvadorenha contribuiu com uma doação de 0,1 BTC, conforme revelado no Twitter.
Como publicado pelo Cointimes em 17 de agosto, o projeto chamado Praia Bitcoin tem como missão incentivar uma economia circular de bitcoin.
Leia também: