**Esse texto expressa apenas a opinião do autor e não do Cointimes.

Hoje o Bitcoin Cash (BCH) comemora seu aniversário de 2 anos da separação do BTC. No exato bloco 478559 se dava o fim de uma discussão dentro da comunidade do Bitcoin e o inicio de uma nova história para os apoiadores da liberdade.

Nesse post vou contar a história completa que levou ao fork e mostrarei as conquistas do Bitcoin Cash.

BTC x Bitcoin Cash – A história

Primeiramente antes de entrarmos nas conquista da comunidade do Bitcoin Cash, vamos entender o porquê da separação.

Para isso vamos voltar 10 anos, quando o white paper do Bitcoin foi lançado em uma lista de e-mails cypherpunk. Logo após ser divulgado, a primeira questão que surgiu foi:

Como um sistema assim vai escalar?

Por conta dessa pergunta Satoshi respondeu o seguinte:

“Primeiramente, a maior parte dos usuários vão rodar nodes na rede, mas depois que a rede crescer até certo ponto, isso será deixado para especialistas com fazendas de hardware especializado”

Satoshi Nakamoto escalabilidade

Quando Satoshi lançou o primeiro cliente do Bitcoin, não existia limite de transações, pois ele acreditava que o Bitcoin iria escalar usando fazendas de hardware.

Entretanto foi percebido que o Bitcoin poderia ser atacado e spamado com transações inúteis, foi necessário colocar um limite.

Como resultado Satoshi escolheu o limite de 1 MB. A rede era pequena e o limite de tx/bloco era razoável. Um usuário chegou a perguntar sobre o tal limite e sugeriu o aumento dele, Satoshi respondeu:

“Nós podemos fazer essa mudança depois se chegarmos perto de precisá-la”

Satoshi realmente queria aumentar o tamanho do bloco quando fosse necessário. E 6 anos depois a rede estava lotada de transações, mas Satoshi não era mais o líder do projeto.

Satoshi x Blockstream

Na verdade a pessoa em que Satoshi ‘confiou’ o Bitcoin foi removida do github por um grupo de desenvolvedores, que mais tarde montaram uma empresa chamada Blockstream (guarde esse nome).

Era hora de fazer alguma coisa, as transações estavam cada vez mais congestionadas na rede, as fees altas. A solução óbvia? Aumentar o bloco e seguir os conselhos de Nakamoto.

Mas não era isso que os novos líderes do cliente Bitcoin Core queriam. Por algum motivo eles não eram a favor de aumentar o bloco e sim de deixar as taxas crescerem. O que fazer?

Criar alternativas ao cliente Bitcoin Core! Consequentemente surgiram diversos clientes, cada um propondo uma mudança para resolver o problema dos blocos. Era necessário um consenso.

Os devs do Bitcoin Core lançaram uma campanha massiva contra clientes alternativos, censurando em fóruns, fazendo ataques em larga escala e denegrindo qualquer um que não apoiava suas decisões.

De repente antigos membros da comunidade que gastaram milhares de horas, dinheiro e recursos foram tratados como páreas. O Jesus do Bitcoin havia se tornado Judas por ter apoiado uma proposta diferente, o antigo líder de desenvolvimento agora era o pior dev do planeta.

Até as ideias inicias de Satoshi Nakamoto foram jogadas no lixo, agora era o momento de recomendar a volta aos bancos e aos cartões de crédito, o fim do bitcoin como conhecemos.

Report Insists ‘Bitcoin Was Not Purpose-Built to First Be a Store of Value’
Samson Mow desenvolvedor da Blockstream

Os devs do Core, com muita dificuldade conseguiram que parte da rede aceitasse o SegWit, que foi vendido como a solução para o problema das fees, quando na verdade ele foi criado para acabar com a maleabilidade das transações e modificar para sempre o Bitcoin.

Não aceitando esse caminho, surgiu o Bitcoin Cash, a versão libertária e original do Bitcoin (na minha opinião e de muitos).

Fork do Bitcoin Core
Como acontece um hardfork

Os avanços do Bitcoin Cash

Bitcoin Cash 2-Year Anniversary: Celebrating Protocol Development and Achievements

Enquanto a Blockstream trabalhava em seu blockchain próprio e patenteado como solução para o BTC, o Bitcoin Cash crescia com ideias open source.

Como consequência desse padrão aberto o Bitcoin Cash teve várias inovações. A mais importante foi a Schnorr Signatures, melhorando a privacidade do usuário e reduzindo as taxas.

Outra função chamada de SLP permitiu a volta das colored coins e facilitou a criação delas.

Bitcoin Cash 2-Year Anniversary: Celebrating Protocol Development and Achievements

Finalmente os blocos foram aumentados para 32 MB. Isso tudo resulta na capacidade de lidar com 2,4 milhões de transações no período de 24 horas.

Apesar de não contar com apoio de bancos, corporações e governos, o Bitcoin Cash continua sua marcha levando liberdade financeira para o mundo.

O Bitcoin Cash é demonstração de que se você não gosta de um projeto open-source, você tem todo o direito de forkar. Principalmente quando falamos de liberdade.

Que tal começar nessa revolução? Baixe sua carteira e ganhe frações de Bitcoin Cash – bit.ly/2Kbej20