A dominância do Bitcoin tem aumentado gradualmente e o macroeconômico de fim de ano estará movimentado essa semana.
O bitcoin fechou a semana na região dos US $17.000 e, no gráfico diário, abre a semana com uma pequena queda. O que chama a atenção é a perda de volume nas negociações, principalmente após o tenebroso caso da FTX.

Mesmo com o preço tentando se recuperar com volatilidade baixa, as negociações têm diminuído. Isso pode mostrar que a dificuldade em ter preços mais baixos está aumentando enquanto o bitcoin está se mantendo.
A demanda do bitcoin tem aumentado constantemente, e os vendedores não estão mostrando disposição em vender a preços mais baixos do que o ativo já chegou neste ano. Poderá ser esse o motivo de vermos baixo volume de negociação e o aumento de carteiras acumulando bitcoins?
Dominância do bitcoin aumentando
Com a perda de volume no mercado após os últimos escândalos no mercado, o bitcoin tem aumentado de forma tímida sua dominância, indicando que os investidores estão buscando uma “proteção” no mercado e têm evitado se expor em altcoins no momento.
O bitcoin pode estar fazendo um fundo duplo no gráfico diário de dominância, e se os investidores continuarem se mantendo mais no BTC por enquanto, poderemos ver essa dominância aumentar até a região dos 42% no curto prazo.

Macroeconômico
Esta será uma semana bem movimentada para os mercados tradicionais. Enquanto chegamos mais perto do novo ano de 2023, teremos os últimos balanços e índices do mercado global. Aqui, citaremos os mais relevantes para ficar de olho na semana.
Segunda-feira:
O Reino Unido apresentará os dados do PIB mensal e trimestral.
Terça-feira:
O Reino Unido apresentará a variação do número de desempregos, e teremos o pronunciamento de Andrew Bailey, governador do BoE (Banco da Inglaterra).
A Alemanha e os Estados Unidos apresentarão o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) mensal e anual.
Quarta-feira:
Entre todas as grandes notícias da semana, a mais importante estará na que denominamos “Quarta Gold”.
A quarta-feira de ouro ocorrerá principalmente na parte da manhã, abarrotada de dados e índices, mas é a partir das 3:45 da tarde que o mercado para para ouvir novamente Jerome Powell, presidente do Fed.
Além de anunciar o novo aumento na taxa de juros, Powell apresentará suas projeções para o futuro da moeda americana, dando o start para 2023.

No momento atual, mais de 75% dos investidores estão aguardando um aumento de 0.75% na taxa de juros, finalizando o ano em 4.50% a.a.
Quinta-feira:
No Reino Unido, teremos a decisão da taxa de juros e as atas da reunião do MPC (Comitê de Política Monetária) do banco inglês.
Na zona do Euro, será anunciada a decisão da taxa de juros e a declaração do BCE, com uma coletiva para falar sobre a política monetária para o próximo ano. Christine Lagarde, presidente do BoE, também aparecerá para um discurso.
Nos Estados Unidos, sairá o relatório sobre o núcleo de vendas no varejo mensal e os pedidos por seguro desemprego.
Sexta-feira:
Na Alemanha, haverá o PMI industrial.
No Reino Unido, além dos índices de venda do varejo mensal e anual, sairão os dados do PMI composto e industrial.
Na zona do Euro, serão divulgados os dados do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) mensal e anual.
Números do mercado cripto
No momento da escrita desta matéria, o bitcoin está precificado em R$89.050, com queda de 0,95% nas últimas 24 horas. O ether está em R$6.570, registrando queda de 1,37% nas últimas 24 horas segundo dados do CoinGoLive. Em dólar, o BTC está cotado em US $16.990 e o ETH em US $1.250.
A capitalização de mercado de criptomoedas hoje está acima de US $844 bilhões, com o volume de negociações nas exchanges a pouco mais de US $32 bilhões nas últimas 24 horas. A dominância do Bitcoin se mantém em 40.3% e a do Ethereum é de 18.2%.
Para seguir acompanhando o momento do mercado cripto e da macroeconomia, vem para o Discord da Foxbit e o Discord do Cointimes para conversar com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos principais acontecimentos do mercado!