O bitcoin (btc) amanhece em leve alta de 2%, enquanto a comunidade da moeda meme SHIB entra em crise.
Muitas altcoins amanhecem em queda, com destaque para queda de -3,41% da moeda meme Shiba Inu (SHI).

Crise na SHIB
O preço do Shiba Inu (SHIB) chegou a cair 10% nas últimas 24 horas devido à controvérsia em torno do código-fonte da próxima blockchain Shibarium, uma segunda camada para a rede SHIB.
A versão beta da rede de camada 2 foi lançada na semana passada, mas na quinta-feira surgiram preocupações sobre o Shibarium beta testnet ter usado o mesmo ID de cadeia de uma blockchain existente.
Isso levantou preocupações sobrea possibilidade de uma cópia do código e jogou dúvidas sobre o projeto.
Embora alguns membros da comunidade tenham expressado preocupações, outros afirmaram que não havia evidências de que isso fosse um fork direto e que a cópia de um software existente é uma prática comum. Como resultado, o preço do SHIB e dos tokens BONE e LEASH do ecossistema Shiba Inu despencaram.
Crise bancária continua
Nos últimos dias temos visto uma enorme crise bancária com falência de 3 bancos impostantes nos Estados Unidos e agora o Credit Suisse acaba de receber a notícia de que o Banco Nacional da Suíça irá oferecer liquidez.
Mesmo assim, as preocupações no setor bancário continuam.
First Republic Bank já chegou a cair mais de 30% no premarket hoje.
— Fernando Ulrich (@fernandoulrich) March 16, 2023
Not good. pic.twitter.com/biYWn04X06
Em um momento em que diversos bancos enfrentam problemas de liquidez, muitos investidores do varejo podem ver o bitcoin como uma maneira de proteger capital, visto que a criptomoeda é impossível de ser confiscada se guardada corretamente.