Cointimes

Bitcoin Impedirá ou Apoiará a Alta das Altcoins? Dados On-Chain Sinalizam Incerteza no Mercado 

 De acordo com um analista on-chain na plataforma X, o Bitcoin se desacoplou de outras criptomoedas ou altcoins, o que pode levar a uma queda acentuada de preços no mercado no próximo dia. Em um post de 18 de julho na rede social X, Joao Wedson, fundador da empresa de análise de criptomoedas Alphractal, relatou que o preço do Bitcoin pode sofrer uma queda significativa no dia seguinte. O analista baseou sua conclusão em múltiplos resultados obtidos a partir de análises on-chain usando três métricas principais.

Primeiramente, Wedson referenciou um post anterior feito na X pela Alphractal, afirmando que o mercado está atualmente dominado por posições longas. Segundo o analista, o efeito dessas posições longas não duraria muito em um mercado onde as posições curtas foram liquidadas — um fenômeno que também se aplica ao caso inverso. O gráfico mencionado é do Correlation Heatmap – métrica BTCUSDT versus ALTCOINS, que lê a trajetória das duas categorias de criptomoedas e as compara. Com base no gráfico, Wedson mencionou que os altcoins estão se desacoplando do Bitcoin. Quando os altcoins deixam de seguir a liderança da principal criptomoeda, o desenvolvimento pode estar sujeito a algumas interpretações, que afetam o sentimento do mercado. Como resultado, é normal esperar um aumento na volatilidade do mercado.

Wedson também referenciou a métrica Altcoin Season Index Vs Bitcoin, que é usada para medir se os altcoins estão superando o Bitcoin em um período específico. De acordo com o analista, este índice de temporada de altcoins está atualmente em alta, o que é tipicamente um sinal positivo para os altcoins. No entanto, se as tendências históricas servirem de guia, um índice de temporada de altcoins em ascensão pode ser um sinal negativo para o Bitcoin. Wedson explicou que o mercado de Bitcoin pode experimentar uma queda, arrastando consigo os altcoins atualmente em ascensão, para restabelecer o equilíbrio do mercado.

O analista de criptomoedas também citou o Alpha Quant Signal como uma influência em sua conclusão. Wedson apontou que a métrica indicou uma venda, o que era esperado, visto que alguns grandes investidores recentemente aumentaram a pressão de venda sobre o Bitcoin ao vender uma fração de suas participações.

Mesmo com o mercado mostrando sinais preocupantes, Joao Wedson expressou otimismo na viabilidade do início de um rali de altcoins, dizendo que não acredita que este seja o último estágio de queda para o mercado de criptomoedas. “Mas é provável que seja um sinal de que o mercado está prestes a formar uma nova base de preços. Portanto, tenha cautela com as armadilhas que podem surgir ao longo do caminho”, acrescentou o analista. No momento desta escrita, o Bitcoin está avaliado em cerca de $117.783, refletindo um aumento de apenas 0,2% no preço nas últimas 24 horas. Representando o outro lado, o Ethereum, o “rei dos altcoins”, subiu 2,23% em 24 horas e está atualmente avaliado em $3.562. 

Advertising

© 2026 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading