O site desenvolvido por Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, para divulgar a criptomoeda foi hackeado na madrugada desta quinta-feira (23/09).

Relatos no Twitter, confirmados pela empresa de hospedagem Namecheap e por desenvolvedores do Bitcoin Core, mostraram que golpistas tomaram conta do principal site que divulga o Bitcoin (BTC).

 Os golpistas conseguiram adicionar um pop-up que pedia bitcoins e prometia dobrá-los para os 1000 primeiros usuários que caíssem no golpe.

“A Fundação Bitcoin está dando de volta para a comunidade! Nós queremos ajudar os usuários que nos ajudaram ao longo dos anos. Envie Bitcoin para esse endereço, e nós enviaremos de volta o dobro em retorno. Limitado para 1000 usuários.” – dizia a mensagem dos golpistas.

Site do Bitcoin.org hackeado
Pop-up com a mensagem do golpista

“Parece que http://bitcoin.org foi hackeado e todo o site substituído por um golpe pedindo Bitcoin grátis. *não* enviar fundos para esse endereço.” – afirmou o desenvolvedor do Bitcoin Core Matt Corallo.

A Namecheap desabilitou o domínio e o problema foi resolvido na manhã de hoje. Mas o ataque poderia ter sido muito pior.

Desenvolvedores agradecem por não ter sido pior

“Temos sorte que o hacker do http://bitcoin.org fez um golpe de doação óbvio em vez de substituir silenciosamente downloads do Bitcoin Core por versões maliciosas um bom lembrete de por que é importante verificar seu software usando PGP” – afirmou o influenciador ODELL no Twitter.

A substituição silenciosa do site onde é distribuído o principal cliente do Bitcoin, responsável por mais de 98% da rede, poderia ter feito estragos gigantescos em mineradores e até mesmo usuários mais experientes que não se cuidaram ao verificar as chaves criptográficas do download.

“Provavelmente uma questão de tempo e habilidade; o mesmo que o backdoor do Twitter que foi usado para golpes de doação. As pessoas tropeçam em exploits e estão sob pressão para usá-la antes que outra pessoa o faça; escrever malware tem uma recompensa potencialmente maior, mas corre o risco de não ser implantado a tempo.” – afirmou James Lopp, antigo desenvolvedor do Bitcoin Core.

Site Bitcoin.org

O site Bitcoin.org foi registrado em 18 de agosto de 2008 e os donos foram os dois primeiros desenvolvedores do Bitcoin, Satoshi Nakamoto e Martti Malmi.

Ao longo do tempo, a comunidade tomou conta do projeto, que é open-source e aberto a colaborações pelo Github. Atualmente, o dono do site é o desenvolvedor anônimo CobraBitcoin, um early-adopter da criptomoeda.

O Bitcoin.org conta com mais de 1000 tradutores, 27 línguas e 6117 commits de mais de 245 colaboradores, virando um grande projeto da comunidade ao longo dos anos.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br