Cointimes
Bitcoin

Bitcoin.org é hackeado e fica fora do ar para proteger usuários

Bitcoin org hackeado

O site desenvolvido por Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, para divulgar a criptomoeda foi hackeado na madrugada desta quinta-feira (23/09).

Relatos no Twitter, confirmados pela empresa de hospedagem Namecheap e por desenvolvedores do Bitcoin Core, mostraram que golpistas tomaram conta do principal site que divulga o Bitcoin (BTC).

 Os golpistas conseguiram adicionar um pop-up que pedia bitcoins e prometia dobrá-los para os 1000 primeiros usuários que caíssem no golpe.

“A Fundação Bitcoin está dando de volta para a comunidade! Nós queremos ajudar os usuários que nos ajudaram ao longo dos anos. Envie Bitcoin para esse endereço, e nós enviaremos de volta o dobro em retorno. Limitado para 1000 usuários.” – dizia a mensagem dos golpistas.

Pop-up com a mensagem do golpista

“Parece que http://bitcoin.org foi hackeado e todo o site substituído por um golpe pedindo Bitcoin grátis. *não* enviar fundos para esse endereço.” – afirmou o desenvolvedor do Bitcoin Core Matt Corallo.

A Namecheap desabilitou o domínio e o problema foi resolvido na manhã de hoje. Mas o ataque poderia ter sido muito pior.

Desenvolvedores agradecem por não ter sido pior

“Temos sorte que o hacker do http://bitcoin.org fez um golpe de doação óbvio em vez de substituir silenciosamente downloads do Bitcoin Core por versões maliciosas um bom lembrete de por que é importante verificar seu software usando PGP” – afirmou o influenciador ODELL no Twitter.

A substituição silenciosa do site onde é distribuído o principal cliente do Bitcoin, responsável por mais de 98% da rede, poderia ter feito estragos gigantescos em mineradores e até mesmo usuários mais experientes que não se cuidaram ao verificar as chaves criptográficas do download.

“Provavelmente uma questão de tempo e habilidade; o mesmo que o backdoor do Twitter que foi usado para golpes de doação. As pessoas tropeçam em exploits e estão sob pressão para usá-la antes que outra pessoa o faça; escrever malware tem uma recompensa potencialmente maior, mas corre o risco de não ser implantado a tempo.” – afirmou James Lopp, antigo desenvolvedor do Bitcoin Core.

Site Bitcoin.org

O site Bitcoin.org foi registrado em 18 de agosto de 2008 e os donos foram os dois primeiros desenvolvedores do Bitcoin, Satoshi Nakamoto e Martti Malmi.

Ao longo do tempo, a comunidade tomou conta do projeto, que é open-source e aberto a colaborações pelo Github. Atualmente, o dono do site é o desenvolvedor anônimo CobraBitcoin, um early-adopter da criptomoeda.

O Bitcoin.org conta com mais de 1000 tradutores, 27 línguas e 6117 commits de mais de 245 colaboradores, virando um grande projeto da comunidade ao longo dos anos.

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.

Posts relacionados

Aproveitando a queda, MicroStrategy compra US$ 10 milhões em bitcoin

Gustavo Marinho
22 de janeiro de 2021

Maiores baleias do Ethereum estão acumulando essas moedas, veja quais

Gustavo Marinho
20 de novembro de 2021

Ripple acredita que vai ganhar caso da SEC por volta de setembro, diz advogado

Gustavo Marinho
7 de março de 2022
Sair da versão mobile